quinta-feira, 14 de setembro de 2017
Em casa, no trabalho, na escola, nas áreas de passeio, de alimentação e em todos os lugares que você frequenta: a higienização dos ambientes é fundamental para a saúde e para o desenvolvimento de pessoas, empresas e da economia como um todo

Por Antonio Luis Francisco (PJ)

Qual a importância da limpeza para você? E para o seu dia a dia? Para uma reflexão mais profunda sobre o tema, foi instituído o Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 17 de setembro, que nos leva a observar de que forma a limpeza, ou a falta dela, pode afetar a vida das pessoas, de empresas e até mesmo a gestão pública de um país.

Pode parecer um tema corriqueiro, mas higiene e limpeza têm mais importância do que se pode imaginar, uma vez que estão diretamente relacionadas à transmissão de doenças, ao conforto e bem-estar nos ambientes, passando pela produtividade e rendimento físico e mental na execução de tarefas, até a proteção ao meio ambiente. Os malefícios causados pela limpeza inadequada afetam a saúde de pessoas, a eficiência dos trabalhadores e a economia como um todo.

Dados apresentados pela ISSA - The Worldwide Cleaning Industry Association ou Associação Mundial da Indústria de Limpeza -, demonstram os reflexos da limpeza adequada na economia. De acordo com estudos feitos pela entidade, ambientes limpos podem elevar a produtividade entre 2% e 8%, além de diminuir em 46% o absenteísmo (falta no trabalho), reduzir em 80% a chance de contrair gripes e resfriados e favorecer a eliminação de 62% das superfícies contaminadas por vírus. O levantamento, feito nos Estados Unidos, indica, ainda, que a cada 7,7 dias perdidos por colaborador ao ano correspondem a um custo de 225,8 bilhões de dólares anuais.

Por outro lado, a limpeza é um dos principais valores apontado pelas pessoas na definição das empresas e dos serviços a que recorrem: 94% dos participantes da pesquisa realizada pela ISSA afirmam não retornar a estabelecimentos que mantém o banheiro sujo; e 60% dizem que o ambiente limpo os estimula a comprar mais.

Os dados demonstram o quanto economia pode ser afetada – positiva ou negativamente – pelas questões envolvendo a limpeza. Quaisquer enfermidades, dentro e fora do ambiente do trabalho, geram custos elevados para todo o sistema.

Neste cenário, a limpeza profissional ganha especial importância e o mercado tem equipamentos e soluções eficientes e mais produtivas para limpar todos os lugares que frequentamos no dia a dia: casa, trabalho, escola, supermercados, hospitais, hotéis, shoppings, áreas de passeio e de alimentação, meios de transporte e tantos outros.

Muitos desses equipamentos são pensados para evitar o contato humano com a sujeira, economizar água e remover sujidades pesadas, exigindo menor consumo de produtos químicos, o que contribui para a preservação ambiental. Sistemas de ATP - aparelhos que medem a eficiência da limpeza -, mostram que máquinas sanitizadoras próprias para manter as condições higiênicas de cozinhas e banheiros, por exemplo, trazem um melhor resultado para o serviço, se comparado aos métodos convencionais.

Não é segredo quantas doenças a falta de limpeza e higiene provocam no ser humano. Muitas, ainda que simples e fáceis de serem tratadas, comprometem o dia a dia das pessoas em casa, na escola ou no trabalho. Seja por questões econômicas ou para resguardar a vida humana, a limpeza não pode ser negligenciada e todos os cidadãos devem fazer sua parte, em ambientes privados ou espaços públicos. Vale a pena focar nesse tema.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza.

0 comentários:

Postar um comentário