quarta-feira, 6 de setembro de 2017
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), juntamente com o IBAMA, realiza capacitação e implantação assistida do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

A capacitação acontece em duas semanas. Dias 04 e 05/09 o público são os técnicos da SEMA e do IBAMA sobre o uso do sistema. No dia 06/09 será a vez do setor produtivo, onde os empreendedores terão a oportunidade de entender melhor sobre o sistema e tirar suas dúvidas.

“O Sinaflor terá uma grande importância porque será um sistema federal que vai passar a gestão para todos os estados e vai ser responsável por toda gestão florestal desde autorização de supressão, planos de manejos e todos serão monitorados e concentrados dentro do sistema”, explicou o Superintendente de Recursos Florestais da SEMA, Fábio Henrique Sousa.

Já no período de 11 a 15/09 será a implantação assistida, onde acontecerá a realização de todo o fluxo operacional do sistema. Nestas datas, além dos técnicos, ainda, participarão responsáveis por 05 projetos de diferentes tipologias (PMFS, Uso alternativo etc) para fins de lançamento e realização de todo o fluxo operacional do sistema, culminando com a emissão das autorizações de exploração florestal.

“Nessas datas, o trabalho será feito diretamente com ambiente de produção do sistema, ou seja, obter projetos que já foram protocolados na Secretaria e que está em tramitação no Estado, lançar no sistema e fazer todo fluxo de atualização dentro do Sinaflor”, destacou a Coordenadora de Monitoramento Florestal do IBAMA, Fernanda Simões.

É fundamental contar com um sistema como o Sinaflor, que permite o registro completo das informações relacionadas às autorizações de uso da flora, das áreas objeto de recuperação ambiental, do fluxo de recursos florestais, que vinculadas aos dados cadastrais dos empreendedores constantes do Cadastro Técnico Federal (CTF), possibilita a elaboração de diagnósticos do setor e a aplicação de critérios de malha, visando tornar mais efetivo o trabalho da fiscalização, assim promover o fortalecimento da gestão florestal.

0 comentários:

Postar um comentário