quarta-feira, 6 de setembro de 2017
A Prefeitura de São Luís está concluindo os serviços de iluminação artistica do Forte Santo Antônio, na praia da Ponta d'Areia. Os trabalhos, realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), fazem parte das obras de revitalização do mais importante monumento histórico-arquitetônico militar do Maranhão, executadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Prefeitura. A inauguração está marcada para sexta-feira (8), às 17h.

As obras de revitalização do Forte Santo Antônio vão valorizar significativamente toda a área, dinamizar o turismo local e proporcionar uma nova opção de lazer para moradores e visitantes, sendo mais um presente do Governo do Estado e da Prefeitura para São Luís.

O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Clayton Noleto, ressalta a importância do munumento para a história local. "O Forte Santo Antônio é um patrimônio do Maranhão e quem cuida de sua história, cuida de sua memória, preserva o passado, valoriza o presente e projeta o futuro. O governador Flávio Dino tem esta compreensão e por isso o forte esta sendo restaurado também com a oferta de serviços, o que contribui para melhorar o turismo gerando emprego e renda", disse o secretário.

Antônio Araújo, secretário da Semosp, explicou que toda a area em torno do forte foi urbanização e ganhou iluminação tradicional e artistica. O projeto contemplou a construção de novo calçamento para revitalização do passeio público e do estacionamento e a instalação de 57 luminárias de projeção em Led dinâmica, que reproduz jatos de luz em qualquer cor, de forma sincronizada e em todas as direções.

"Esta modalidade de iluminação vai permitir que feixes de luz sejam direcionados para o mar, tornando o ambiente ainda mais iluminado, bonito e atraente aos olhos dos visitantes, transformando o Forte Santo Antônio em mais um ponto de visitação pública e um atrativo a mais ao turismo da cidade.

As obras de revitalização do Forte Santo Antônio foram iniciadas em outubro do ano passado, para a restauração nas edificações que compõem a estrutura do monumento e a área externa. Os prédios maiores da fortaleza receberam novo piso e revestimento nas paredes, de acordo com as recomendações do tombamento. Todo o telhado também foi refeito e a estrutura que sustentava o farol, construída em Paris no século XIX, foi restaurada, assim como os canhões.

No local será instalado ainda um centro cultural, como um museu de embarcações maranhenses e um memorial, que integrará o complexo de turismo do Espigão Costeiro.

Exemplar único da arquitetura militar no Maranhão, o Forte Santo Antônio foi construído no século XVII para defender a cidade de ataques pelo mar. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1975, o imóvel é formado por três edificações, um farol e uma muralha, além de canhões, sendo alguns remanescentes do século XVII.

0 comentários:

Postar um comentário