sexta-feira, 8 de setembro de 2017
A Prefeitura de São Luís promove nesta sexta-feira (08), na Praça Maria Aragão, os shows "Glórias" e "Terra de Adoração" como parte da programação cultural em comemoração aos 405 anos de São Luís. O espetáculo musical católico "Glórias", sob comando do Padre Cleidimar Moreira, abre a programação, às 17h. O apresentador de TV e cantor maranhense Clay Viana tem participação especial. O padre e cantor goiano Cleidimar Moreira pertence à renovação carismática e faz parte da Comunidade Canção Nova.

Às 19h30, ocorre o show "Terra de Adoração", de caráter evangélico, com a participação dos cantores nacionais Bruna Karla, Maurício Paes e dos maranhenses Thiago Lucas e Carlos Alfredo. Com mais de 15 anos de carreira, Bruna Karla começou cedo seu ministério. Indicada três vezes ao Grammy Latino, a cantora do Rio de Janeiro lançou seu primeiro disco em 2001, desde então seguiu em frente seu caminho de fé.

Maurício Paes volta à São Luís para comemorar o aniversário da cidade que diz ter se encantado. A recíproca dos ludovicenses se confirma com a presença marcante do público sempre que Paes faz show na cidade.

Na Praça Nauro Machado, às 19h, acontece o Show "Samba da Benção", com Fernanda Garcia e Nivaldo Santos, ainda como parte da programação desta sexta-feira.

LOUVAÇÃO À SÃO LUÍS

No sábado (9), ocorre o show "Louvação a São Luís", o ponto alto das comemorações pelo aniversário da capital maranhense. Se apresentam na Praça Maria Aragão, às 19h, sete artistas em show solo e três grupos. O talento maranhense será representado no palco pelos cantores Mano Borges, César Teixeira, Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando de Carvalho, dupla Criolina e Kadu Ribeiro. O grupo de chorinho Chorando Calado, Grupo 1,2,3 (formado pelas cantoras Camila Bueri, Mila Camões e Tássia Campos), e o Grupo Lamparina também compõem a programação.

Outra atração do sábado é a Jardineira Cultural que inicia a programação às 9h, no Roteiro Litorânea (Praça dos Pescadores). A tarde será a vez do 'Roteiro Castelão', das 15h às 17h, com a participação de Eliézio do Acordeon e Forró do Ponto Com, seguindo o 'Roteirinho Camboa': Praça da Ponte Bandeira Tribuzzi, Praça Maria Aragão e Corredor Litorânea.

A Jardineira Cultural faz o encerramento da programação no domingo (10), começando às 8h na VI Cruzada Evangelista "Jesus a verdade que liberta", com concentração na Avenida da 203 da Cidade Operária (depois do retorno da UEMA). Às 10h a Jardineira segue para o Corredor Litorânea. A tarde, às 15h, a ação faz o 'Roteiro Feirinha São Luís', com a participação da cantora Adriana Bosaipo que fará o show "Samba pra Todos", na Praça Benedito Leite. Em seguida segue para o Roteirinho Espigão, Ponta d'Areia e Corredor Litorânea. Durante os três dias, a Jardineira também passará nos bairros: Cohatrac, Cohab, Angelim, Bequimão, Maranhão Novo, Ipase, Cohama, Vinhais e São Francisco.

PROCISSÃO

Ainda na sexta-feira (08) acontece a tradicional Procissão dos Orixás que deve reunir centenas de pessoas, representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana, além de devotos de São Luís Rei de França. A procissão é realizada há mais de cinco décadas, sendo uma forma de saudação ao santo que tem mantém vínculos de sincretismo com entidades dos cultos de matriz africana em São Luís. Religiosos e simpatizantes concentraram-se às 17h30 na Avenida Pedro II, em frente à sede da Prefeitura, para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.

O evento é promovido pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, como parte das atividades em comemoração ao aniversário da cidade. O cortejo terá início às 18h conduzido pela comunidade umbandista entoando pontos, cantos e saudações aos orixás. Na frente, um grupo de crianças irá representar a corte imperial do Divino Espírito Santo. Logo atrás, ícones de santos católicos que simbolizavam a devoção às quatro divindades que regem a proteção à cidade de São Luís entre os diversos cultos de matriz africana: São Luís Rei de França, Iansã (Santa Bárbara), Oxum (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião).

A caminhada percorrerá a Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro. Durante o percurso, os moradores que decoraram as portas das casas com balões e imagens religiosas, saúdam os participantes da caminhada. Dentro da Igreja do Desterro, um grupo de caixeiras irão entoar ladainhas e toques do Divino Espírito Santo, enquanto do lado de fora, os tambores estarão rufando sob o comando do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum. Mães, pais e filhos de santos que levarão nos braços mais de 700 vasos brancos e azuis com água perfumada e decorados com flores brancas, vermelhas e amarelas. A procissão será encerrada com a quebra dos vasos como forma de pedido e agradecimento por graças alcançadas.

0 comentários:

Postar um comentário