domingo, 15 de outubro de 2017
Após ser revitalizada pelo Governo do Maranhão, às Vilas Gorete e Veleiros em São Luís contam com mais um benefício a partir deste sábado (15). O espaço localizado abaixo da Ponte Bandeira Tribuzzi, com praça, quadra de esporte e quiosques, dá lugar a uma feira para venda da produção de pequenos agricultores maranhenses.

A Feirinha da Ponte estreou com 20 barracas de hortifruticultura de produtores do Sistema SAF e do Programa Agropolos, além de barracas de lanches do Programa Mais Renda e artesanato produzido por socioeducandas da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac). 

A iniciativa foi aprovada pelos moradores, que além da urbanização da área, ganham agora uma programação de lazer. “Depois da revitalização que o Governo trouxe, após vivermos esquecidos há décadas, vamos ter a feirinha, inserindo a nossa comunidade, nos dando oportunidade de interagir com pessoas dos bairros vizinhos”, disse Alice Castro, presidente de associação de moradores da área. 

“Queremos convidar a sociedade para vir nos ver, conferir, é importante. Essa praça, quando foi feita a revitalização, passou a se chamar Maria Firmina dos Reis, em homenagem à escritora do município de Guimarães, e que agora está presente por meio desse espaço maravilhoso”, destacou a moradora.

Produtores

A feira é oportunidade de renda para pessoas como Samara Rodrigues, pequena produtora do Agropolo da Ilha, de São José de Ribamar. “Estou gostando muito porque a feirinha é uma forma de comercializar meus produtos. Uma forma, para a gente que é agricultor, que planta, vender. Antes a gente não tinha como comercializar nossa produção”, afirmou. 
Agricultores das cidades de Presidente Juscelino, Rosário e Itapecuru Mirim também foram beneficiados com barracas para a venda de artesanato extraído do babaçu, cerâmica e materiais reciclados.

“Estamos muito animados em poder mostrar as potencialidades do babaçu e como é possível ter renda e qualidade de vida com o extrativismo do babaçu. Hoje trouxemos biscoitos, sorvete e artesanato. Nós só temos a agradecer a oportunidade de mostrar e comercializar nossos produtos”, disse Josélia de Jesus, do Clube de Mães Quilombolas Lar de Maria, de Itapecuru Mirim. 

Primeira edição

“Nesta edição, participaram as regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Itapecuru Mirim e de Rosário. O objetivo é envolver os agricultores das 19 regionais da Agência nas próximas edições”, detalhou o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.

“O que nós estamos vendo hoje aqui, nesse espaço, é o sinal da verdadeira transformação do nosso governador Flávio Dino no estado. Esse local revitalizado, a comunidade participando, a comercialização da agricultura familiar, atrações culturais. Tudo isso é cuidar das pessoas”, enfatizou Francisco Sales, secretário adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF).

“A comunidade está abraçando a Feirinha da Ponte, os produtores estão tendo bons resultados nas vendas e a cidade está ganhando mais essa opção de comércio e lazer, graças à iniciativa do governador Flávio Dino e o trabalho das várias secretarias irmanadas que estão aqui contribuindo com o evento”, finalizou Márcio Honaiser, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). 

A Feirinha

A Feirinha da Ponte reúne esforços de várias secretarias estaduais. Além do suporte aos pequenos produtores por meio da Agerp, SAF e Sagrima, a feira dá espaço para artesãs da Funac e vendedores de lanches atendidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). 

A Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres) é outro órgão parceiro. Completando a programação, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) leva atrações culturais gratuitas. Neste sábado, houve apresentação do Bloco Guerreiros do Ritmo, Megabanda, Tambor de Crioula Maracrioula e participação especial dos atores de ‘Pão com Ovo’, espetáculo da Santa Ignorância Cia de Artes.

0 comentários:

Postar um comentário