segunda-feira, 16 de outubro de 2017
O Governo do Maranhão promoveu neste sábado (14) um mutirão ecológico para levar educação ambiental e limpeza para às praias do município de Raposa.

Intitulado Mutirão Ecológico – Atitude Consciente, a ação é conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA).

Durante toda a manhã, 300 participantes recolheram de forma seletiva os resíduos e materiais recicláveis em cinco trechos: Praia de Carimã, Porto do Braga, Porto do Carvão, Corredor das Rendas e Travessa da Paz. 

“O projeto Atitude Consciente traz uma série de ações de educação ambiental que propõem desenvolver no Maranhão a sensibilização e mobilização dos cidadãos para atuarem na redução dos impactos ambientais”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho. 

“São impactos ocasionados pelos resíduos sólidos gerados e depositados em praias, rios, lagos, lagoas e Unidades de Conservação do Maranhão, bem como outros tipos de poluição ou de impactos ambientais”, completou.

Para os turistas Taniel Lopes e Simone Bacic, o projeto é muito importante para a conservação dos pontos turísticos. “Hoje viemos para a Raposa usufruir dos passeios e das praias e nos deparamos com uma quantidade significativa de lixo nos mangues e embaixo das casas”, disse Simone.

“Saber que tem um projeto como o Atitude Consciente e pessoas querendo mudar a postura diante da conservação do meio ambiente nos traz a esperança de preservação desse ponto turístico lindo que é a Raposa”, acrescentou.

Para a estudante Carolina Vitória, 15 anos, ações como o Mutirão Ecológico ajudam no cuidado com as praias e mangues. “Ações como essa ajudam a preservar as nossas praias e espero que tenha mais momentos como esse, para conscientizar a população, os turistas e todos que frequentam as praias para jogar menos lixo no meio ambiente", destacou ela. 

A Ecocemar esteve presente no evento com toda estrutura para o recolhimento dos resíduos recicláveis como plástico, papel, tetrapark e metal. 

Ao todo, foram recolhidos na ação 90 quilos de materiais recicláveis, que serão destinados adequadamente para empresas e associações que trabalham com reciclagem.

O Projeto Atitude Consciente vem sendo realizado desde outubro de 2016 e já contemplou todas as praias da Ilha de São Luís. Ainda este ano, será levado para outros municípios e Unidades de Conservação do estado.

0 comentários:

Postar um comentário