sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Representantes do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e Embaixada de Israel iniciaram, esta semana, discussões com o objetivo de planejar acordos bilaterais nas áreas de agricultura, água, turismo, sustentabilidade e educação. Presentes na primeira reunião, os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, e o de Relações Institucionais, Luís Carlos Porto; secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues; e o embaixador de Israel, Yossi Shelley. As negociações terão continuidade por meio de uma agenda de trabalho que está sendo definida.

Participaram, também, da reunião gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e de várias secretarias municipais.

Os gestores públicos apresentaram ao embaixador os diferencias do Maranhão, destacando as riquezas naturais e os avanços que o Maranhão está alcançando no setor produtivo, turismo, sustentabilidade e logística.

O complexo do Porto do Itaqui foi um dos destaques, por ser uma estrutura que fortalece as possibilidades de importação e exportação. A Gerente de Planejamento e Negócios da Emap, Luciana Kuzolitz afirmou que Israel é referência mundial em tecnologia. “Um acordo de cooperação possibilitará um grande avanço para o Maranhão em diversos setores da economia como o agronegócio e energia".

O secretário Márcio Honaiser apresentou os potenciais nas áreas de irrigação, hortifrúti, grãos e detalhou o funcionamento as cadeias produtivas do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB). “Israel poderá contribuir muito com o desenvolvimento do Maranhão. Tratamos das questões da agricultura, pesca, falamos no potencial turístico e das características de educação e água, principalmente sobre dessalinização, de forma que são muitos pontos e vertentes que essa parceria com Israel pode contribuir para o Maranhão”.

Água, também, foi um tema que se destacou as discussões por causa da experiência de Israel em processos de dessalinização da água, administração de recursos hídricos e piscicultura em alto mar.

O embaixador Yossi Shelley afirmou que, depois de saber das potencialidades e necessidades do estado, é preciso seguir na construção de acordos bilaterais. “Realizamos um fórum que envolveu o Governo do Estado, a prefeitura e diversos secretários e técnicos estaduais e municipais e demos o primeiro passo para começarmos uma parceria bilateral entre Israel e o Maranhão”.




0 comentários:

Postar um comentário