sexta-feira, 27 de outubro de 2017
Com o objetivo capacitar produtores e fortalecer a piscicultura no Sul do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), promoveu, esta semana, curso de piscicultura para produtores do município de Riachão. 

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, disse que as ferramentas apresentadas no curso são fundamentais no incremento das atividades dos produtores. “Os maranhenses têm uma enorme vontade de aumentar seus negócios e só precisam da assistência adequada para melhor utilizar os equipamentos e as tecnologias disponíveis. Esse é o nosso trabalho enquanto governo, ajudando os pequenos a se tornarem grandes”.

O curso, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é uma atividade de capacitação do Programa Mais Produção dentro das ações realizadas no Agropolo Rio Balsas que compreende a região sul do estado. De outubro do ano passado a outubro deste ano, foram realizadas 84 capacitações, beneficiando 1.210 produtores e 1.550 propriedades recebem assistência técnica e gerencial. Nas propriedades assistidas, as visitas técnicas já passam de 18 mil. 

Para o produtor Rosalvo Carneiro, o curso ajuda a aperfeiçoar as atividades realizadas por ele e por outros produtores da região. “Trabalho com isso há muito tempo e este curso foi muito bom para mim e para todos os meus colegas, pois já tínhamos os conhecimentos adquiridos na prática do dia a dia, mas nos faltava conhecimento técnico da atividade; agora, sem dúvidas, teremos resultados ainda melhores”. 

Entre os assuntos incluídos na programação do curso, o histórico da aquicultura, noções de qualidade da água, principais espécies, boas práticas de manejo, normas vigentes, propriedades fiso químicas da agua, conceito de parque aquícola e sua utilização, abordando principalmente técnicas de manejo diário e construção de viveiros.

O técnico do Senar de Imperatriz, Egon Bastos, destaca que os resultados exitosos que vem sendo alcançados no decorrer deste programa são devido a metodologia usada, que alia a capacitação com assistência técnica ao produtor. 

“O que nós percebemos é que, após participarem dos cursos, os produtores já entendem que as técnicas e recomendações passadas fazem toda a diferença na sua produção e isso para nós é muito importante. Temos tido excelentes resultados que estão sendo percebidos no dia a dia do acompanhamento técnico nas propriedades”.

Os cursos oferecidos pela Sagrima e Senar proporcionam ao produtor uma formação profissional dentro das atividade exercidas e e são planejados após a identificação de demandas por técnicos do Senar que avaliam as necessidades de capacitação dos produtores de cada região.

0 comentários:

Postar um comentário