sábado, 7 de outubro de 2017
Em mais uma edição do projeto Jovens no Parlamento, nesta sexta-feira (6), alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Professora Joana Batista conheceram a Assembleia Legislativa. A visita teve início no Salão Nobre, na galeria dos ex-presidentes. Lá, os estudantes conheceram um pouco da história daqueles que já conduziram o legislativo estadual.

Os 46 alunos foram recepcionados e conduzidos pelo deputado Júnior Verde (PRB), autor do requerimento que criou o projeto. “O projeto é importante pela aproximação daqueles que fazem a sociedade, reivindicam e buscam direitos, que são os nossos jovens. Quando pessoas nessa perspectiva de poder participar e interagir com eles, pensamos nesta Casa como um espaço democrático de participação e interação”, afirmou o deputado Júnior Verde.

“É importante relembramos a memória do nosso Estado e achei muito interessante podermos recordar o que aconteceu, quais foram os nossos presidentes. Fiz apenas uma observação pelo fato de não termos tido mulheres como presidentes da Assembleia, e a participação da mulher tem que ser cada vez maior na sociedade”, assinalou a estudante Marilya Angela aranha Sales, de 16 anos.

Depois de percorrer as salas da Presidência, eles seguiram para o Plenário Nagib Haickel, onde ouviram do próprio deputado sobre o funcionamento político da Casa. “É importante trazê-los à Assembleia para que eles compreendam as questões políticas, se envolverem desde jovem para que, quando chegarem à vida adulta, saibam lidar com a política de forma responsável e inteligente”, destacou a professora Ana Cláudia Guimarães.

Os alunos aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e dar sugestões. Desse ambiente de debate, surgiram ideias valiosas, que vão virar proposições. “Antes dessa visita, eu não tinha a mínima ideia de como era. Passava sempre pela porta, mas nunca tinha tido a oportunidade de entrar. Gostei bastante e aprendi várias coisas. Pudemos expressar opiniões e temos certeza que o deputado Júnior Verde irá acatar”, disse o estudante Joseph Santos Desterro.

“Acolhemos algumas iniciativas, dialogando, buscando informar sobre esse processo de acompanhamento da política, que é a essência da sociedade. Nós abrimos um espaço de diálogo, que é permanente. As reivindicações que nascem dessas interações são importantes como voz a ser ecoada não só na tribuna, mas a ser ecoada em forma de projetos, requerimentos e proposições, que venham a melhorar a qualidade de vida do povo do Maranhão através da juventude”, finalizou o deputado Júnior Verde.

0 comentários:

Postar um comentário