quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Com histórias lindas e cheias de significado, crianças de diversas escolas da rede municipal participam do projeto ‘Lê pra mim?’, realizado no espaço infantil da Biblioteca Pública Benedito Leite, casa de cultura vinculada a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). O evento, que está em São Luís desde o início da semana, deve reunir mais de mil crianças até amanhã (5), último dia de atividades.

A atriz e idealizadora do projeto, Sônia de Paula, disse que fica feliz de realizar pela segunda vez o evento na Biblioteca Pública Benedito Leite. “Agregamos o projeto em São Luís a este espaço que é lindo e bem cuidado”, ressaltou.

O ‘Lê pra Mim?’ realiza atividades de incentivo à leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sociocultural, onde artistas e personalidades da mídia leem para crianças.

Leitura e aprendizado

No primeiro dia, a atriz Isabella Dragão, a Cecília da novela ‘Novo Mundo’, leu para crianças da UEB Anjo da Guarda e UEB Bernardina Spíndola o livro ‘A Velha Misteriosa’, da escritora Ana Maria Machado.

Aguçando a imaginação e a curiosidade dos pequenos, Isabella contou a história da velha que todos pensavam que era uma bruxa, mas que surpreende quando o personagem João Risonho, que não acreditava nisso, resolve entrar na casa para conhecer a velha pessoalmente.

“Uma das coisas que mais encanta ao estimular a leitura nas crianças é a riqueza que podemos encontrar nas histórias, a partir do livro podemos trabalhar mensagens de generosidade e solidariedade”, comenta Isabella.

Para Siele Mendonça, 9 anos, aluna do 3º ano do fundamental da UEB Anjo da Guarda, a história mais divertida foi ‘Cachorros Não Dançam Balé’, lida pelo ator César Boaes, a Clarice do ‘Pão com Ovo’, espetáculo teatral de grande sucesso no estado. “Gosto de ler porque aprendo muitas coisas, a minha matéria preferida, além de português, é artes”, respondeu Siele.

A diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento, também foi uma das convidadas a ler para as crianças e falou sobre a emoção que é participar do projeto. “Ler para uma criança é muito mágico e melhor ainda quando podemos ler através de um projeto como o ‘Lê pra Mim?’, que possui os mesmos objetivos meus e da Biblioteca Pública Benedito Leite: aproximar cada vez mais as crianças do texto literário, tornado-as mais leitoras”.

Último dia

Nesta quinta-feira, 5, último dia do projeto em São Luís, estão confirmadas as presenças dos artistas Alê Muniz e Luciana Simões, pela manhã, a partir das 9h, no espaço infantil Viriato Corrêa da Biblioteca Benedito Leite, onde acontece o evento.

O projeto tem patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e co-patrocínio da Linha Amarela S.A. (LAMSA).

0 comentários:

Postar um comentário