quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Começou nesta terça-feira, 3, a terceira edição da Caravana Cultura Viva, realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que leva cursos de capacitação e palestras para gestores municipais de diversas cidades maranhenses como parte do desenvolvimento da política nacional do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC),

O projeto foi um sucesso em outros sete municípios maranhenses nas suas primeiras edições, e nesta semana está passando por mais três locais: Urbano Santos, na terça-feira (03), Nina Rodrigues, nesta quarta-feira (04) e Alto Alegre do Maranhão, na quinta-feira (05).

O objetivo do programa é incentivar e facilitar a autodeclaração dos pontos de cultura e democratizar o acesso à plataforma online Rede Cultura Viva, que pode ser acessada pelo site www.culturaviva.gov.br, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e da Diversidade (SCDC).

Após o cadastro na plataforma online, o MinC analisa todas as autodeclarações para saber se as entidades cadastradas possuem os requisitos para passar a serem considerados Pontos de Cultura. Para mais informações acessar o site do Cultura Viva.

Cultura Viva

O Programa Cultura Viva está presente em 27 estados brasileiros e em cerca de mil municípios. Desde sua criação, em 2004, o projeto alcançou reconhecimento nacional e se tornou uma referência para políticas culturais em vários países da América Latina.

Até o ano de 2020 deverão ser fomentados mais de 10.498 pontos de cultura para atingir a meta de 15 mil pontos, previsto no Plano Nacional de Cultura.

O Cultura Viva é um dos programas com mais visibilidade do Ministério da Cultura, atualmente com 4.502 pontos fomentados.

0 comentários:

Postar um comentário