quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Com objetivo de apresentar o remapeamento dos polos turísticos do Maranhão e elaborar um plano de ação para ajustar demandas do Turismo para os anos de 2018 e 2019, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), junto com representantes de órgãos estaduais de turismo de todo país, participa da 28ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, realizada na cidade de Vitória (ES). O evento começou nesta terça-feira (17) e segue até sexta-feira (20).

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada.

“É por meio do Mapa de Turismo que o Ministério idealiza e executa projetos e ações em prol do desenvolvimento do turismo em todos os polos do país. Mantendo o nosso mapa atualizado, garantimos a efetividade das iniciativas direcionadas para os nossos polos”, explicou o secretário adjunto de Estado de Cultura e Turismo, Hugo Veiga.

Durante o Programa de Regionalização do Turismo do Estado do Maranhão 2017 (PRT 2017), a equipe de técnicos da Sectur, liderada pela secretária Adjunta de Relações Institucionais, Glória Pinto, visitou os 10 polos turísticos do Estado fazendo o remapeamento e a aplicação dos novos critérios preestabelecidos que permitem a evolução e a consolidação do PRT no Maranhão.

“Colocamos os municípios novamente em sintonia com as esferas responsáveis pelas políticas de desenvolvimento do turismo. Nesses dias de visita faremos a sensibilização para a adesão dos municípios à atualização do Mapa do Turismo”, pontuou.

Resultados positivos

Como resultado desse trabalho, o Maranhão vai mostrar índices positivos na 28ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo. Segundo a Secretária Adjunta de Relações Institucionais, Glória Pinto, com o trabalho de remapeamento, o Maranhão saiu de 46 municípios desenvolvidos no mapa para 53 municipios. “Esse encontro é o realinhamento de todas as ações realizadas pela regionalização do nosso Estado e planejamento de  como vamos trabalhar a partir de agora”, ressaltou. 

O Programa de Regionalização do Turismo busca fomentar e levantar informações das potencialidades turísticas de cada município dos 10 polos maranhenses. Nas visitas técnicas, a equipe da Sectur coleta evidências, apresentadas pelas prefeituras e demais instituições acerca do turismo da localidade, que atendam às exigências preestabelecidas pelo Ministério do Turismo.

0 comentários:

Postar um comentário