Assembleia Legislativa do Maranhão

terça-feira, 24 de outubro de 2017
Em sua nona edição, o Lençóis Jazz e Blues Festival já é um evento consolidado nos calendários musical e cultural do Maranhão, a cada ano com edições seguidas, uma acontecendo em Barreirinhas, e a outra na capital maranhense. A etapa São Luís, este ano, acontece nos próximos dias 9, no Fanzine Rock Bar (Praça Manoel Beckman, Av. Beira Mar, Centro), 10 e 11 de novembro, na Concha Acústica Reinaldo Faray (Lagoa da Jansen).

Homenagem a Belchior – A abertura do festival, dia 9, às 19h, será realizada no Fanzine Rock Bar, com o lançamento da biografia “Belchior: apenas um rapaz latino-americano” (Editora Todavia, 2017), com a presença do autor, o jornalista Jotabê Medeiros. Ele participará de um bate-papo e autografará o livro, em noite que terá dois shows: “Tributo a Belchior”, com Marconi Rezende, Milla Camões, Tássia Campos e Tutuca; e “Transa e outras fodas”, com a banda Calabar refazendo ao vivo o mítico álbum de Caetano Veloso.

Formação – Primando pela riqueza e diversidade, aliando tradição e modernidade, a programação do 9º. Lençóis Jazz e Blues Festival traz a São Luís vários mestres, de vertentes diversas da música, pra ninguém botar defeito. Antes dos shows em si, o festival continua a demonstrar preocupação com o intercâmbio e a formação e duas feras ministrarão oficinas dias 9 e 10, na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM, Rua da Estrela, Praia Grande): oficina de contrabaixo com Nema Araújo, side man de Ivan Lins, e de bateria e percussão “Ritmos do Brasil”, com Robertinho Silva, lenda viva que ajudou a moldar a sonoridade do Clube da Esquina. Ambas acontecem de 10h às 12h, com inscrições gratuitas.

Programação – A programação das duas noites (10 e 11 de novembro) dedicadas aos espetáculos musicais terá como DJs oficiais Pedro Sobrinho e Vanessa Serra, respectivamente. Na primeira noite, às 19h30, se apresenta a Orquestra Filarmônica Sesc Musicar, resultado de projeto sociocultural desenvolvido pela instituição em comunidades do interior da Ilha; na sequência, às 20h30, o encontro inédito em um palco de três grandes mestres da música instrumental produzida no Maranhão: Arlindo Pipiu, Eliézio do Acordeom e Roquinho, todos virtuoses em seus instrumentos; às 21h30 outro encontro memorável: Robertinho Silva e Nivaldo Ornelas, ex-integrantes do Som Imaginário, responsáveis pela formatação da sonoridade do Clube da Esquina, passearão por um repertório que promete clássicos, inéditas e muito despojamento e improvisação. Fechando a primeira noite se apresenta a americana Andrea Dawson e banda, atração internacional desta edição do festival.

No sábado (11), a partir de 20h30 sobem ao palco Carlos Pial e banda. O percussionista maranhense radicado em Brasília volta à terra natal para mostrar sua “Alquimia dos sons”, bem mais que simplesmente o nome do espetáculo. Depois, às 21h30, é a vez de Cainã Cavalcante e Michael Pipoquinha, cuja pouca idade nem de longe se opõe ao excesso de talento. O encontro de violão e contrabaixo no palco demonstra que, em se tratando de música, essa dupla já nasceu gigante. E encerrando a programação do 9º. Lençóis Jazz e Blues Festival, se apresenta, a partir das 22h30, a cantora Tulipa Ruiz, vinda diretamente dos Estados Unidos, onde está gravando novo disco. Nesta apresentação ela já mostrará ao público algumas faixas de seu novo trabalho, além de músicas que marcam sua trajetória, desde o disco de estreia, “Efêmera” (2010).

Toda a programação do Lençóis Jazz e Blues Festival é gratuita. Ao lado da Concha Acústica Reinaldo Faray haverá feira gourmet, com a venda de sanduíches, cervejas artesanais e outras iguarias, no clima dos maiores festivais do país.

O evento é patrocinado pelo Banco do Nordeste, Cantinho Doce, Fribal, Alpha, Atacadão Menezes, Sesc e Prefeitura de São Luís, com recursos captados através das Leis Rouanet (Governo Federal, Ministério da Cultura) e Estadual de Incentivo à Cultura (Governo do Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo). Realização de Tutuca Viana Produções, o Lençóis Jazz e Blues Festival conta ainda com o apoio de Concha Acústica Reinaldo Faray, Clara Comunicação, Tory Brindes, Taguatur Turismo e Restaurante Malagueta.

SERVIÇO

O quê: 9º. Lençóis Jazz e Blues Festival – etapa São Luís
Quem: diversas atrações. Programação completa no site http://www.lencoisjazzeblues.com.br
Quando: 9, 10 e 11 de novembro, a partir das 19h
Onde: Concha Acústica Reinaldo Faray (Lagoa da Jansen, dias 10 e 11) e Fanzine Rock Bar (dia 9)
Quanto: grátis.

PROGRAMAÇÃO
Toda a programação do 9º. Lençóis Jazz e Blues Festival é gratuita

OFICINAS DE MÚSICA

9/11 (quinta-feira), das 10h às 12h
Oficina de Contrabaixo com Nema Antunes (RJ)
Local: Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Rua da Estrela, Praia Grande)

10/11 (sexta-feira), das 10h às 12h
Oficina de Percussão e Bateria “Ritmos do Brasil” com Robertinho Silva (RJ)
Local: Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Rua da Estrela, Praia Grande)

ABERTURA DO FESTIVAL

9/11 (quinta-feira), às 19h
Local: Fanzine Rock Bar (Praça Manoel Beckman, Av. Beira Mar, Centro)
19h: Lançamento da biografia “Belchior – Apenas um Rapaz Latino-Americano” (Editora Todavia, 2017), do jornalista Jotabê Medeiros. Com bate-papo e sessão de autógrafos do autor
21h: Show “Tributo a Belchior”, com Milla Camões, Tássia Campos, Tutuca Viana e Marconi Rezende
22h: Show “Transa e outras fodas”, com a banda Calabar

 CONCHA ACÚSTICA REINALDO FARAY

10/11 (sexta-feira)
DJ Pedro Sobrinho
19h30: Orquestra Filarmônica do Sesc – Musicar (MA)
20h30: Arlindo Pipiu, Eliézio do Acordeom e Roquinho (MA)
21h30: Robertinho Silva Trio convida Nivaldo Ornelas (RJ/MG)
22h30: Andrea Dawson e banda (EUA)

11/11 (sábado)
DJ Vanessa Serra
20h30: Carlos Pial e banda (MA)
21h30: Cainã Cavalcante e Michael Pipoquinha (CE)
22h30: Tulipa Ruiz (SP)

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista