sexta-feira, 27 de outubro de 2017
São Luís se prepara para receber entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana no Multicenter Sebrae, em São Luís, o Salão de Turismo do Maranhão. Investidores, cadeia produtiva de turismo, acadêmicos, professores, pesquisadores, e o público em geral entrarão em contato com a dimensão das atividades turísticas do Estado em um só espaço. O evento é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e do Sebrae.

Durante o evento, a capital maranhense receberá representantes dos dez polos turísticos maranhenses: São Luís, Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas, Delta das Américas, Floresta dos Guarás, Cocais, Lagos e Campos Floridos, Munin, Amazônia Maranhense e Serras, Guajajaras, Timbira e Canela. O evento acontece paralelo à segunda edição da Expoindústria e vai discutir temas contemporâneos ao setor, como vivências (Turismo de Experiência) e destinos turísticos inteligentes.
  
O Turismo de Experiência já é uma realidade no estado. Ao menos na capital São Luís alguns roteiros já foram idealizados dentro do conceito de vivências, ofertando alternativas ao turista para interagir e envolver-se numa experiência mais emocional com o lugar que está visitando, criando laços com a comunidade que lhes trarão aprendizados significativos e memoráveis.

Dentro da concepção de vivências, a Sectur vai trazer um espaço de realidade virtual onde o público poderá ter experiências com elementos que simbolizam os três principais destinos indutores maranhenses – São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas. “Iremos surpreender o público já na entrada do Salão de Turismo, um evento realizado em parceria com o Sebrae e parceiros institucionais, como a Prefeitura de São Luís para desenvolver o Turismo no nosso estado. A ideia é integrar, qualificar, promover e comercializar todos os Polos Turísticos do Maranhão, com o foco nas pessoas e nos produtos", explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

O Salão de Turismo do Maranhão conta com o apoio de parceiros institucionais, como a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) que, também, estão engajados e empenhados em realizar esta primeira edição do evento, juntamente com o Governo do Estado e Sebrae.

“Todo o Salão de Turismo foi pensado nessa perspectiva de proporcionar ao visitante uma experiência próxima ao que é percebido no destino real referente aos dez polos turísticos do estado. Temos belezas peculiares, roteiros indutores conhecidos e outros nem tanto. O Salão, além de discutir temas importantes para o desenvolvimento do setor no nosso estado, busca também divulgar as nossas riquezas e belezas naturais”, aponta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Edilson Baldez das Neves, comentando que vários recursos serão utilizados para favorecer as vivências durante a realização do evento.  

Artesanato

O Salão de Turismo terá um espaço especialmente destinado ao artesanato maranhense. Estarão presentes doze artesãos com exposição de itens produzidos com fibra de buriti da Região dos Lençóis Maranhenses, bordados de São João dos Patos, rendas confeccionadas na Raposa, azulejaria, adereços bordados com miçangas e canutilhos de São Luís, além do artesanato em cerâmica produzido em São Luís e São José de Ribamar.  Esses alguns exemplos do que os visitantes do Salão poderão encontrar no estande do Artesanato maranhense.

“Vamos montar um espaço no Salão para atrair os mais diversos públicos. Desde aqueles que buscam utensílios decorativos, acessórios aos que preferem lindas peças feitas pelas mãos de uma rendeira”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato, Viviane de Jesus.

Na programação de conhecimento, oficinas, cursos, seminários e palestras com enfoque na gastronomia, atendimento ao cliente, economia criativa, impacto da tecnologia e inovação no mercado turístico, destinos inteligentes, Online Travel Agencies (OTA’s), dentre outras temáticas voltadas ao desenvolvimento da atividade turística no Maranhão, sendo realizadas pelo Sebrae e parceiros institucionais.

Encontro Maranhense de Regionalização

Dentro da programação do Salão de Turismo, o Governo do Estado por meio da Secretária de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), vai realizar o primeiro Encontro Maranhense de Regionalização. O encontro vai acontecer no dia 9 de Novembro, das 14 às 19h no Auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

No Encontro serão ministradas palestras sobre os Desafios da Regionalização, Balanço das ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e a plenária com os representantes dos municípios para construção do desenvolvimento estratégico dos Polos.
           
O evento contará com a participação dos 56 gestores e secretários Municipais de Turismo que fazem parte dos 10 polos turísticos maranhenses, além do trade local, estudantes de Turismo e Hotelaria das instituições de Ensino Superior e Técnico do Estado irão participar.

Serviço

O quê: Salão de Turismo do Maranhão
Quando: de 08 a 10 de novembro
Onde: Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Cohafuma – São Luís.
Realização: Governo do Estado (Sectur) e Sebrae
Parceiros institucionais: Setur São Luís, ABIH-MA, Sehama e Fiema. 

0 comentários:

Postar um comentário