Assembleia Legislativa do Maranhão

terça-feira, 3 de outubro de 2017

No dia 30 de setembro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou reunião de posse do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã (CONAM), gestão 2017/2019. O evento aconteceu na escola Escola Major José Augusto Mochel.

“O Conselho Consultivo é um dos principais instrumentos de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a população local. Estão entre as competências do Conselho elaborar e revisar o seu regimento interno, acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da UC, garantindo seu caráter participativo, e buscar a integração da UC com as demais áreas protegidas”, explicou o Secretário Marcelo Coelho.

Na ocasião, os representantes da SEMA falaram sobre as funções que competem aos conselheiros e a importância da atuação da sociedade na gestão participativa, aliando os conhecimentos de comunidades locais aos conhecimentos científicos. "O conselho da APA da Região do Maracanã é  uma maneira de chamar as pessoas para conversar sobre as questões ambientais da área, levando informação e discutindo problemas e boas ações", informou a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Janaína Dantas.

Assinaram o termo de posse e receberam o certificado os representantes da Universidade Federal do Maranhão, Associação Maranhense em Defesa dos Animais – AMADA, Centro Educacional Sagrados Corações- CESCO,  Instituto Ecos de Gaia, União de Moradores do Residencial Amendoeiras,  União dos Moradores da Vila Nova República, Associação Recreativa e Beneficente Folclórica e Cultural de Maracanã, Grupo de Trabalho Novas Fronteiras para Cooperação do Estado do Maranhão - GT-MA/ONG, Instituto Nacional de Políticas Públicas, Ceuma Associação de Ensino Superior, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal  de urbanismo e habitação.

As reuniões com o conselho acontecerão constantemente. “A proposta é que durante as reuniões se construa um diálogo entre o Órgão Gestor da Unidade de Conservação, a sociedade civil e os setores público e privado contribuindo para a implementação de novas ações em prol dos recursos hídricos e da biodiversidade existentes na área”, destacou a Supervisora de Gestão das Unidades de Conservação, Rafaela Brito.

Para encerrar a reunião, foi realizada uma trilha ecológica​, acompanhada por um guia local, em que os presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os recursos naturais existentes na APA. Assim inicia-se a participação dos novos conselheiros, que darão continuidade às atividades desenvolvidas na região, garantindo a contribuição de toda a sociedade na gestão da APA.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista