terça-feira, 3 de outubro de 2017
Os radares eletrônicos da avenida Daniel de La Touche, no bairro do  Cohajap, foram os primeiros instrumentos a passarem por verificação do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) em São Luís. A verificação foi realizada na noite de ontem, 02/10, em uma operação que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT).  O trabalho segue até a próxima semana em mais sete avenidas da capital.

Durante a verificação, além de examinar as condições dos  instrumentos, os agentes metrológicos do Inmeq-MA verificam sua precisão, percorrendo 10 vezes cada uma das faixas da via em diferentes velocidades.

Para a realização dos testes, o Inmeq-MA conta com um aparelho de medição da velocidade calibrado pelo Inmetro. “São necessários 10 testes em cada faixa para comprovar se o radar instalado está marcando a velocidade de forma correta”, explica o diretor técnico do órgão, Zois Gantizas. Somente após confirmar as medições corretas, o Inmeq-MA, emite um laudo e um certificando. O instrumento recebe ainda um lacre e após isso, a faixa é liberada.

A verificação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria 115/1998 do Inmetro. Depois de um ano, esTes equipamentos serão submetidos a novo exame. Este trabalho realizado pelo Inmeq-MA garante a confiabilidade do instrumento.

Ao todo, em São Luís serão verificadas 54 faixas de vias localizadas em oito avenidas. A ação acontecerá no período da noite para não prejudicar o trânsito, pois o trabalho exige a interdição parcial da via. Os radares e barreiras eletrônicas a serem verificados estão instalados nas avenidas Daniel de La Touche, Colares Moreira, Guajajara, Santos Dumont, Lourenço Vieira da Silva, Marechal Castelo Branco, São Luís Rei de França e Carlos Cunha.

Os equipamentos monitoram a velocidade dos veículos com o objetivo de prevenir riscos de acidentes no transito. As velocidades, dependendo do trecho, variam de 40km a 60km.

0 comentários:

Postar um comentário