quarta-feira, 11 de outubro de 2017
As Unidades de Educação Básicas (U.E.Bs.) da rede municipal de ensino de São Luís prepararam um mês inteiro de atividades para celebrar o Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro. O calendário contempla ações como contação de histórias, visita a centros culturais, brincadeiras esportivas, jogos, bailinho, cineminha, brinquedos infláveis, pintura de rosto e entrega de lembranças.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que em todas as unidades os gestores, professores e demais educadores tiveram a preocupação em realizar alguma atividade com os estudantes. "Eles prepararam atividades para fortalecer os vínculos, promovendo a integração dos estudantes, num momento em que a tecnologia tem substituído muitas atividades de lazer e ao ar livre. O brincar possibilita experiências novas, conhecimento e aprendizagem em meio às atividades lúdicas", frisou o secretário.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Infantil Sofia Silva, na Vila Passos, as atividades da Semana da Criança iniciaram na terça-feira (10), e vão até sábado (14). A gestora, Francilyz Ferreira, conta que as professoras prepararam brincadeiras, danças e um baile à fantasia, com princesas, piratas e super-heróis. Além disso, a equipe de contadoras de histórias do projeto Carro Biblioteca, da coordenação do Livro Infantil da Semed, também foi convidada a animar as crianças.

Logo após a contação de histórias, as crianças da Educação Infantil da U.E.B. Sofia Silva tiveram uma tarde de autógrafos com o escritor Wilson Marques, por meio do projeto Resgatando os Autores Maranhenses, também da Coordenação do Livro Infantil da Semed.

A professora Amélia Léda Costa, da coordenação, conta que o projeto de resgate está presente em várias escolas da Rede, tendo recebido grande destaque na gestão do prefeito Edivaldo. "Desenvolver o hábito e o amor pela leitura. Esse é o objetivo do projeto, que trabalha o imaginário da criança, despertando todo o seu potencial", disse a professora Amélia Costa.

O pequeno Samuel Levi Marques Maciel, de 6 anos, do Infantil II, diz que gosta muito de ouvir histórias e que achou legal ganhar um livro (A Menina Levada e a Serpente Encantada, de Wilson Marques). "Minha professora já contou a história da serpente pra gente. No livro, a menina entra na fonte e cai no choro quando imagina a serpente. Os desenhos do livro são bonitos. Não sei ler ainda, mas fico olhando os desenhos e imaginando a história igual minha professora contou", falou Samuel.
Wilson Marques disse que a cada novo contato com estudantes é também um momento de aprendizado.

Ele diz que o projeto Resgatando os Autores Maranhenses é pioneiro e de grande relevância para estimular a leitura e a escrita no público infantil. "Não lembro de nenhum outro projeto, de gestões anteriores, que se volte para o autor local, para a valorização daquilo que é produzido aqui. Estamos vivendo um momento diferenciado na cidade, e a Prefeitura de São Luís está de parabéns pela iniciativa", assinalou o escritor, destacando o aumento de leitores infantis nos últimos anos.

A Creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, está com uma programação repleta de atividades lúdicas e educativas para as crianças. Nesta terça-feira (10), os estudantes participaram de piquenique, banho de piscina, concurso de dança à fantasia, entre outras brincadeiras. Luís Gustavo Silva, de 3 anos, disse que adorou o banho de piscina. "Foi muito legal brincar com meus colegas", disse. Para Lance de Fátima Matos Viana, 5 anos, a hora do lanche é a melhor. "Comi bastante frutas; eu adoro a hora do recreio".

Entre palhacinhos, bailarinas e princesas, a pequena Marcela Marques Penha, 5 anos, comentou que adora dançar. "As minhas amigas dançam comigo, fazemos roda, é muito divertido", discorreu. A professora Jacilene Nunes Pacheco ressalta que as atividades têm como finalidade promover a socialização entre os estudantes, além de melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. "A intenção é de proporcionar atividades diferenciadas, que levem em conta a oportunidade de ofertar momentos de lazer e descontração", assinala.

Os estudantes da U.E.B. Jornalista Neiva Moreira visitaram o Centro Cultural Vale Maranhão, no Centro, na tarde desta terça-feira (10). E, na quarta-feira (11), é a vez dos alunos da U.E.B. José da Silva Rosa visitarem o local. Já na U.E.B. Primavera, no Cohatrac, os professores prepararam para esta semana brincadeiras coletivas em sala de aula, contação de histórias e brincadeiras no pula-pula. A U.E.B. Antônio Lopes (Centro) terá esporte radical, ginástica e parquinho na quarta-feira (11), e mais cineminha, brincadeiras e pula-pula no dia 13.

0 comentários:

Postar um comentário