terça-feira, 3 de outubro de 2017
Sucesso por onde passa, o Projeto “Mais Cultura e Turismo Teatro” já tem a sua terceira edição garantida para o próximo mês. De 7 a 11 de outubro, o elenco das peças “Pão com Ovo” e “Os Saltimbancos” estarão na estrada para mais uma edição do projeto, que é realizado pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Nesta edição, serão contemplados os municípios de Centro Novo, Pio XII, Paraibano, Vitorino Freire e Passagem Franca. “Todos tem direito de acesso aos bens culturais. Com o Mais Cultura e Turismo Teatro, estamos dando mais um passado para a democratização da cultura, por isso esse projeto não pode parar. Por onde passamos, o publico lotando as praças nos da a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Na primeira edição do programa, realizado durante as férias do mês de julho, foram dez cidades visitadas pela ação cultural: Estreito, Tuntum, Lago da Pedra, Santa Luzia, Santa Helena, Igarapé do Meio, Arari, Anajatuba, Coroatá e Vargem Grande. Em virtude do sucesso, em setembro o projeto continuou contemplando outros cinco municípios: Axixá, Miranda do Norte, Timbiras, Brejo e Urbano Santos.

No mês de outubro as apresentações que acontecem sempre a partir das 18h, começarão no sábado (07) no município de Centro Novo. Passando para o município Pio XII, no domingo (08), Vitorino Freire na segunda-feira (09), Paraibano, na terça-feira (10) e por último em Passagem Franca, encerrará a visita dos grupos de teatro na quarta-feira (11).

Grupos Teatrais

A comédia ‘Pão com Ovo’, da Santa Ignorância Cia de Artes, encena esquetes com a irreverência das personagens Dijé, Clarice e Zé Maria. A peça mostra o contraste de hábitos e costumes existentes entre uma moradora da periferia e uma alpinista social. Os personagens representam no palco o sotaque e os hábitos típicos dos maranhense de forma engraçada e descontraída.

Já o espetáculo “Os Saltimbancos”, da Companhia Cambalhotas, promete encantar o público com um musical especialmente produzido para a criançada. A peça narra as aventuras de quatro bichos que se sentem explorados pelos seus donos, e então resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.

A peça é uma alegoria política na qual o Jumento representaria os trabalhadores do campo; a Galinha, a classe operária; o Cachorro, os militares e a Gata, os artistas. O barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite ou dos “detentores do meio de produção”.

0 comentários:

Postar um comentário