quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O XXI Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate) segue a todo vapor e atrai um público cada vez maior para o palco do teatro da Escola Modelo Benedito Leite, onde são apresentados os espetáculos. O festival é uma realização do Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação e do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem).

Com apresentações teatrais vindas de oito municípios maranhenses, o evento conta com um total de 33 apresentações, encenadas por 31 escolas de ensino médio e fundamental. O festival busca incentivar o interesse de crianças e adolescentes no fazer teatral, apresentando um mundo novo, onde eles possam se expressar e até mesmo realizar um sonho de infância.

Este é o caso da Bianca Guilhon, 15 anos, estudante no Colégio Militar 2 de Julho. O colégio está na grade de apresentações do Femate com diversas encenações. “É lindo ver o esforço dos meus amigos e colegas. Me deu a oportunidade de conhecer o festival e me lembrou de quando eu desejei entrar para o teatro”, concluiu.

“Assistir o esforço dos meus alunos ser recompensado com os aplausos da plateia foi revigorante. O trabalho fui em função do empenho individual de cada um e coletivo também”, afirmou o diretor de teatro, arte educador e professor de arte do Colégio Militar 2 de Julho, Marcos Dominici.

Para Hailton Amorim, 16 anos, estudante da mesma escola, é uma sensação muito boa estar representando a escola, subir no palco e fazer o que ele sabe fazer: teatro. “É um sentimento maravilhoso estar aqui, representando a escola e mostrando o resultado do nosso esforço nessa peça”, afirmou.


As apresentações seguem até sábado, 25. Na terça-feira, 28, as escolas vencedoras do festival receberão, em uma solenidade que será realizada também na Escola Modelo Benedito Leite, certificados de participação e o troféu “Cosme Júnior”, nome dado em homenagem ao consagrado ator e professor de teatro maranhense, Cosme de Carvalho Junior (1953 – 1990), além de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Arte Dramática, do Cacem.

0 comentários:

Postar um comentário