segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Encontro com jornalistas especializados e formadores de opinião acontece nesta terça-feira, 7, a partir das 16h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. 

Sebrae, Governo do Estado do Maranhão – por meio da Secretária de Cultura e Turismo (Sectur) e Prefeitura Municipal de São Luís – por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizarão nesta terça-feira, 7 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), umaavant-première do Salão de Turismo do Maranhão destinada a jornalistas especializados no setor e em Economia, bem como demais formadores de opinião da capital maranhense.  

A ideia é apresentar em primeira mão aos profissionais da Imprensa as novidades e, principalmente, as vivências que estarão disponíveis ao público nos dias 8, 9 e 10 de novembro, quando acontece o evento, paralelamente à segunda edição da Expoindústria.

Durante os três dias, São Luís receberá representantes dos dez polos turísticos maranhenses convidados para participar do Salão de Turismo do Maranhão: São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Cocais, Lagos e Campos Floridos, Munim, Amazônia Maranhense e Serras Guajajara, Timbira e Kanela – além de um espaço para o Fórum de Articulação do Polo Turístico e Cultural da Balaiada, criado no dia 25 de março deste ano para integrar a região onde aconteceu a Guerra da Balaiada, no século XIX.

O evento se pauta, especialmente, em temas contemporâneos ao setor, como vivências (Turismo de Experiência) e destinos turísticos inteligentes.

O Turismo de Experiência já é uma realidade no estado. Ao menos na capital São Luís alguns roteiros já foram idealizados dentro do conceito de vivências, ofertando alternativas ao turista para interagir e envolver-se numa experiência mais emocional com o lugar que está visitando, criando laços com a comunidade que lhes trarão aprendizados significativos e memoráveis.

Na concepção de vivências, a Sectur vai trazer um espaço de realidade virtual onde o público poderá ter experiências com elementos que simbolizam os três principais destinos indutores maranhenses – São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.

“Iremos surpreender o público já na entrada do Salão de Turismo, um evento realizado em parceria com o Sebrae e parceiros institucionais, como a Prefeitura de São Luís para desenvolver o Turismo no nosso estado. A ideia é integrar, qualificar, promover e comercializar todos os Polos Turísticos do Maranhão, com o foco nas pessoas e nos produtos", explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Dentre as vivências que serão experimentadas no Salão de Turismo, o público será imerso no Espaço Sabores do Maranhão – onde poderá degustar a gastronomia dos dez polos turísticos, com pratos elaborados por chefs de cozinha prestigiados no estado.

Oficinas de cultura também são apostas para atrair o público, que terá a oportunidade de aprender danças e manifestações populares que integram acultura maranhense. 

“Apresentar em primeira mão o evento à imprensa é uma maneira de prestigiarmos e valorizarmos os profissionais que sempre divulgam o Turismo e as belezas do nosso estado, assim como o potencial econômico deste importante setor que movimenta quase R$ 7 bilhões no país e é responsável, hoje, por empregar 10% dos trabalhadores nas 52 áreas que compõem o setor no mundo. No Brasil, são 8,5 milhões de pessoas empregadas nesta vasta cadeia produtiva, indo da hotelaria, passando por transporte e receptivo”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Iremos surpreender o público já na entrada do Salão de Turismo, um evento realizado em parceria com o Sebrae e parceiros institucionais, como a Prefeitura de São Luís para desenvolver o Turismo no nosso estado. A ideia é integrar, qualificar, promover e comercializar todos os Polos Turísticos do Maranhão, com o foco nas pessoas e nos produtos", explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Estrutura do Salão

Como parte da estrutura a ser montada no Centro de Convenções, o Salão contará ainda com espaços específicos destinados à Mostra Maranhão (painéis representativos dos Polos); reuniões técnicas para discutir a integração dos destinos estaduais; espaços de comercialização para as agências de viagens; Mostra de Artesanato e muito mais.

Na programação de conhecimento, serão ofertadas oficinas, cursos, seminários e palestras com enfoque na gastronomia, atendimento ao cliente, Economia Criativa, impacto da tecnologia e inovação no mercado turístico, destinos inteligentes, Online Travel Agencies (OTA’s), dentre outras temáticas voltadas ao desenvolvimento da atividade turística no Maranhão, sendo realizadas pelo Sebrae e parceiros institucionais.

O evento conta também com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA) e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Serviço

O quê: Salão de Turismo do Maranhão
Quando: de 08 a 10 de novembro
Onde: Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Cohafuma – São Luís.
Realização: Sebrae e Governo do Estado (Sectur)
Parceiros institucionais: Setur São Luís, ABIH-MA, Sehama e Fiema.

0 comentários:

Postar um comentário