sexta-feira, 10 de novembro de 2017
A manhã desta quinta-feira (9) foi diferente para os agentes de limpeza urbana de São Luís. Antes de irem para as ruas executarem seu trabalho eles se reuniram no Parque do Bom Menino onde participaram de um encontro de valorização profissional realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Durante a ação, eles foram informados do processo de profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantado pelo prefeito Edivaldo e assistiram palestra motivacional.

Diariamente são executados em São Luís serviços de coleta domiciliar, capina, varrição, coleta manual, roçagem mecanizada, pintura de meio-fio entre outras atividades que garantem a limpeza da cidade. Este trabalho é feito pelos agentes de limpeza urbana que percorrem cada bairro da cidade, indo de rua em rua e de porta a porta coletar os resíduos sólidos gerados pela população de São Luís.

A atividade da manhã desta quinta-feira (9) foi uma forma de reconhecer e valorizar o esforço de cada um desses profissionais. "Este encontro foi para dizer aos agentes de limpeza que a Prefeitura de São Luís reconhece o esforço e o valor de cada um desses profissionais e mantê-los incentivados a continuar trabalhando para manter a cidade limpa, inclusive para eles e suas famílias", afirmou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

Os agentes de limpeza urbana aprovaram o encontro e saíram do Parque do Bom Menino satisfeitos com a atividade. Roberto Silva Brandão afirmou que o reconhecimento é fundamental para o bom desempenho do trabalho. "As pessoas só lembram da gente quando veem a sujeira na porta delas. Se todos os dias tudo estiver limpo, não sentem nossa falta. Ter reconhecimento é muito bom e nos incentiva a trabalhar melhor", disse.

Já Hilton Valois da Silva Júnior disse que o cuidado com a saúde começa pelo trabalho do agente de limpeza. "Quando a gente recolhe um entulho, por exemplo, evita doenças como a dengue porque o mosquito não tem como se reproduzir. A gente também evita alagamentos porque o lixo jogado nas ruas entope os bueiros. Nosso trabalho é muito importante para a cidade. É bom ser reconhecido", comentou.


Durante a atividade realizada no Parque do Bom Menino, os agentes de limpeza assistiram a vídeos sobre a importância da limpeza urbana, a transformação de áreas degradadas da cidade por meio dos Ecopontos e uma palestra motivacional. Eles também foram informados sobre as mudanças que a Prefeitura de São Luís tem implantado na gestão dos resíduos sólidos.

"Hoje, temos uma gestão mais profissionalizada da coleta, transporte e destinação final dos resíduos domiciliares, volumosos e recicláveis. Os agentes participam desse processo e são a base do sistema de limpeza urbana de São Luís", destaca Carolina Moraes Estrela.

POLÍTICA NACIONAL

A mudança na gestão de resíduos sólidos é uma adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/10). Ela foi um marco no setor por tratar de todos os resíduos sólidos (materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados), sejam eles domésticos, industriais, eletroeletrônicos, entre outros, e também por tratar a respeito de rejeitos (itens que não podem ser reaproveitados), incentivando o descarte correto de forma compartilhada ao integrar poder público, iniciativa privada e cidadão. "A Prefeitura de São Luís, inclusive, está implantando estas adequações antes dos prazos previstos pela lei", informa Carolina Moraes Estrela.

O trabalho dos agentes de limpeza urbana é um investimento no futuro da cidade. A coleta adequada dos resíduos sólidos evita problemas de saúde pública, como a proliferação de insetos transmissores de doenças - como o mosquito Aedes aegipty - melhora o aspecto paisagístico dos logradouros públicos, pois evita a formação dos lixões, e contribui para o bem-estar da população.

0 comentários:

Postar um comentário