quinta-feira, 9 de novembro de 2017
O Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem), equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza a abertura do XXI Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate) no dia 19 de novembro, no Teatro Alcione Nazaré, às 19h, com a apresentação do musical “Os Saltimbancos” da Companhia Cambalhotas.

O festival contará com espetáculos teatrais de diversas escolas maranhenses no período de 20 a 24 de novembro, das 14h às 18h, no Teatro da Escola Modelo, na praça Santo Antônio, centro de São Luís.

Em sua vigésima primeira edição o Festival traz o tema “A escola sob as luzes da Ribalta” e contará com a participação de 31 escolas e apresentação de 33 espetáculos, sendo 16 deles do ensino fundamental e 17 do ensino médio.

Para o diretor do Cacem, Josimael Caldas, o evento busca a descentralização das ações do Cacem, dando oportunidades de participação e descoberta de novos talentos. “É a prática teatral no âmbito estudantil democratizando o acesso ao teatro através da apresentação de espetáculos com gêneros e temáticas diversificados, focando também no desenvolvimento de alunos do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e particulares”, ressalta.

O projeto apoia os grupos teatrais que são formados nas escolas, oferecendo também aos espectadores a experiência estética, além de colaborar com a realização do tripé “fruição-reflexão-produção”.

O Festival concede certificados aos alunos participantes, premiando os melhores trabalhos com o troféu “Cosme Júnior”, nome dado em homenagem ao consagrado ator e professor de teatro maranhense, Cosme de Carvalho Junior (1953 – 1990), além de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Arte Dramática, do Cacem.

O evento tem como público-alvo, estudantes, professores de teatro e arte educadores das redes pública, federal, comunitária e privada nos níveis fundamental e médio, de todo nosso Estado.

A programação para o festival pode ser conferida no site da Sectur (www.sectur.ma.gov.br) na área de agenda.

0 comentários:

Postar um comentário