quinta-feira, 9 de novembro de 2017
A Prefeitura de São Luís vai desenvolver, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), um grande projeto de recuperação das nascentes de rios e lagos da capital. Intitulado "Recupera São Luís", a ação contempla uma série de medidas e procedimentos biológicos para promover a revitalização das bacias hidrográficas ludovicenses. O projeto foi apresentado durante a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís, realizada pela Prefeitura nesta quinta-feira (9), no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). O evento, que contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, foi aberto pela secretária de Meio Ambiente (Semmam), Maluda Fialho, que representou o prefeito Edivaldo.

O projeto é uma das iniciativas apresentadas pela Semmam na Conferência que, este ano, traz à tona discussões relativas a áreas protegidas e recursos hídricos. "É primordial discutirmos com a sociedade a busca de soluções viáveis de recuperação dos nossos rios e lagos. Torna-se cada vez mais premente a necessidade de revertermos a grave situação de escassez dos recursos hídricos, que é um problema de abrangência global. A Prefeitura está avançando na elaboração de projetos de preservação ambiental e nos esforços para fortalecer as ações de educação ambiental, que é onde começa a mudança de postura, por meio da conscientização. A Conferência contribui com esse trabalho, sensibilizando a população para a importância da preservação dos nosso recursos naturais", observou a secretária da Semmam Maluda Fialho.

O ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou a recuperação dos rios como o grande desafio enfrentado por toda grande cidade. "Tentar recuperar essas áreas que ao longo do processo de crescimento das cidades foram devastadas é uma necessidade. A crise hídrica atinge hoje o país de uma maneira muito forte, como consequência do processo de ação do homem sobre o meio ambiente, que promoveu mudanças climáticas em níveis altíssimos, gerando em todo mundo distorções como secas prolongadas, intensidade maior de chuvas, furacões e temporais. São aspectos que fazem com que todo o regime hídrico seja revisto. E a proteção das nascentes e das margens dos rios, que são o tema desta conferência, se tornou vital para revertermos a crise hídrica e tenhamos água em abundância", disse o ministro.

RECUPERAÇÃO

Sobre o projeto "Recupera São Luís", a secretária Maluda Fialho explicou ainda que a iniciativa será executada em diversas vertentes que vão desde a aplicação de metodologias ambientais para recuperação das nascentes até ações de cunho educativo junto às comunidades envolvidas. As técnicas de preservação serão aplicadas por estudantes graduandos de Ciências Biológicas da UFMA, integrantes da Empresa Júnior Mutual de Biologia.

Inicialmente, será feito um protótipo do projeto, tomando como experimento modelo uma das nascentes da capital, localizada no bairro Vinhais. Entre as técnicas que serão executadas para promover a recuperação das nascentes estão a criação de barreiras e ilhas flutuantes, para impedir a flutuação de resíduos sólidos no leito dos mananciais e rios; a colocação de mudas de vegetações específicas que fazem a filtração da água para reduzir a quantidade de matéria orgânica jogada no leito; a recuperação das matas ciliares por meio do plantio de espécies nativas da região, para condensar o solo às margens das nascentes e rios e barrar o processo de assoreamento pelo qual passam muitos dos rios catalogados pelo projeto.

ELEIÇÃO

Além das discussões sobre áreas protegidas e recursos hídricos, a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís, teve ainda como foco os desafios para a gestão e educação ambiental. Durante o evento, também foram eleitos os novos representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma).

Na conferência, a eleição dos conselheiros foi realizada em assembleia deliberativa. Para compor o conselho, foram escolhidos, para mandato de dois anos, nove membros titulares e nove suplentes representantes da sociedade civil, de entidades como instituições acadêmicas de nível superior, organizações não governamentais, conselhos regionais de classe, movimentos populares, classe de empresários e dos trabalhadores.

A programação da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís contou ainda com palestras, painéis temáticos, grupos de trabalho e pleitos de votação. Participaram também da abertura da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues; o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama-MA), Pedro Leão; o representante da Ordem dos advogados do Brasil (OAB-MA), Antônio Fernandes Cavalcante Júnior; o vice-presidente da Fiema e membro do Comuma, Cirilo Arruda; e a conselheira titular do Comuma, Cássia Helena Araújo, representando a sociedade civil.

0 comentários:

Postar um comentário