quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Cercado por uma natureza privilegiada e com um rico acervo arquitetônico e histórico, o Maranhão abriga um ecossistema diverso composto por manguezais, praias, rios, cachoeiras e um deserto tropical. O Estado concentra em sua extensão territorial parte importante da diversidade natural do Brasil. Da transição do Cerrado para a Amazônia até o belo litoral maranhense, a variedade de paisagens é temperada por sotaques, músicas e sabores únicos. Focado na exploração sustentável e responsável do turismo, os programas e medidas executados em três anos da gestão realizada pelo governador Flávio Dino deram impulso ao setor turístico consolidando o Maranhão como roteiro viável para o lazer e o turismo de negócios.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promove várias ações para o fomento do setor, considerado um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico, responsável por geração de emprego e distribuição de renda. No cenário nacional, o Turismo movimenta mais de R$ 190 bilhões na economia, além de gerar 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. Esses números impulsionaram o Brasil para o 10º lugar no ranking das maiores economias de turismo no mundo. É o que mostra um mapa feito pelo site de informação de custos HowMuch.net.

“Neste momento que o país inteiro vive, entendemos que o turismo é uma alternativa viável para conseguir burlar a crise econômica. Por isso, sob o comando do governador Flávio Dino, estamos investindo em promoção turística, infraestrutura, novos atrativos, além de outras iniciativas que nos levaram a ter o melhor ano do turismo no estado nos últimos cinco anos”, pontuou o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Promoção turística

A participação em feiras e eventos foi uma das principais ações para o fomento do turismo maranhense nos últimos três anos. Desde o começo do ano de 2015 até o início do mês de Novembro de 2017, foram mais de vinte e cinto feiras nacionais, cinco internacionais e também visitas técnicas para o levantamento de potencial turístico de destinos regionais. Dentre as principais feiras internacionais, destacam-se a FIT Argentina e WTM Londres, importantes emissores de turistas para os destinos do estado. Das feiras nacionais, destaca-se a ABAVExpo, maior feira da América Latina e a WTM Latin America – uma das principais feiras de turismo do mundo, que se realiza em São Paulo.

Além da participação em eventos fora do estado, este ano foi realizado o primeiro Salão do Turismo, que ofereceu artesanato, oficinas de reggae e Tambor de Crioula; aulas-shows de receitas tradicionais maranhenses, refinadas com alta gastronomia; capacitações voltadas para a área de turismo e hospitalidade e palestras sobre o setor, além de inúmeras experiências proporcionadas aos visitantes na primeira edição do Salão do Turismo do Maranhão. O evento, realizado pelo Governo do Estado e Sebrae no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, reuniu 2.546 pessoas, com 432 capacitações.

Infraestrutura e Turismo

A divulgação turística do Maranhão em todo o país soma-se ao esforço feito pelo Governo do Estado para garantir a qualificação dos roteiros de viagem no Maranhão. A ponte sobre o Rio Novo foi substituída por uma nova ponte com 140 metros de extensão e 12 metros de largura. Essa ponte é de fundamental importância para a ligação entre os Lençóis e o Delta do Parnaíba, de onde vem muitos turistas aos Lençóis.

A estrada de Paulino Neves já está com mais da metade da obra concluída. A obra está sendo feita em parceria com a Ômega engenharia.  Para complementar as intervenções, está em fase de finalização o processo de licitação da execução do melhoramento físico e operacional da MA – 315. O prazo para conclusão deste processo está previsto para se encerrar em, no máximo, 30 dias. Com os 36km melhorados, uma rota que era feita em até 3h30 passará a ser realizada em 1h30, facilitando o acesso à Rota das Emoções, um famoso roteiro turístico do país.

A obra no aeroporto de Barreirinhas está 55% concluída, e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2018.

Também está em obras a MA-312, conhecida como Estrada do Caranguejo, em Araioses. Em Tutóia, já foram implantados 10 mil metros de rede de distribuição de água, garantindo a melhoria do abastecimento de água para moradores e turistas.

Também houve reforma e reparos em equipamentos culturais como teatros, museus e praças, como a Casa de Cultura Josué Montello, o Convento das Mercês, a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão, o Teatro Alcione Nazaré, a Concha Acústica, o Forte Santo Antônio, Teatro Arthur Azevedo, e, por último, o Museu do Reggae que será entregue nos próximos dias.

“O projeto desenvolvido pelo governador Flávio Dino para esta área do turismo tem como foco a ocupação de espaços públicos anteriormente abandonados e ações de incentivo à cultura local, pensadas tanto para atrair turistas, quanto para quem vive aqui. Esse planejamento tem tido a aprovação popular”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

Promoção e Turismo

Na gestão do governador Flávio Dino, uma nova marca promocional do turismo foi criada com o objetivo de reforçar a divulgação dos destinos turísticos nas principais feiras nacionais e internacionais do segmento.

Maranhão Terra de Encantos – a nova marca turística inspirada nas belezas naturais, arquitetura, cultura e gastronomia maranhenses – recebeu a medalha de ouro no Prêmio Colunistas 2017, considerado um dos mais tradicionais da publicidade brasileira desde 1968.

Concorrendo na categoria “Case de Branding ou Design Corporativo”, a campanha foi criada pela Clara Comunicação para a Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), em substituição à antiga marca, criada em 1998.

Mapa do Turismo

O mapa do turismo do Maranhão cresceu. O estado inseriu 16 municípios e excluiu nove no mapa, passando de 46 para 53 cidades com vocação turística, distribuídas em 10 regiões. De acordo com o novo mapa, 11 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

Entre as principais ações se destaca a promoção de palestras nos 10 polos turísticos do Estado fazendo o remapeamento e a aplicação dos novos critérios preestabelecidos que permitem a evolução e a consolidação do PRT no Maranhão.

Observatório do Turismo

O Maranhão estava sem coleta de dados estatísticos relacionados ao turismo desde 2010. Devido a uma parceria firmada entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, foi possível criar O Observatório do Turismo, Cidades e Patrimônio.

O Observatório do Turismo, é um núcleo de pesquisas e inteligência de mercado do Maranhão que analisa o comportamento do turismo maranhense, contribuindo para que o destino se torne cada dia melhor para seus visitantes e moradores.

O levantamento das informações para a produção das pesquisas, começou a ser realizado no Réveillon de 2016, quase um ano depois, O Observatório do Turismo conseguiu reunir seis distintas analises sobre o turismo no Estado.

“O Observatório de Turismo é agora nossa principal fonte de dados no que diz respeito ao turismo do Maranhão. Saímos da época do achismo. Temos como monitorar o turismo para saber, por exemplo, quais turistas visitam nossas cidades, o que eles preferem, quanto gastam, se vieram a lazer ou a negócio e quais os pontos fracos apontados”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

“Quando há um controle dos dados, a tomada de decisões é facilitada. Serve como constante aprendizado de novas práticas no Turismo”, finalizou Galdino.

Texto e Imagens Extraídos: http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias

0 comentários:

Postar um comentário