segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
A Prefeitura de São Luís fortalece a limpeza urbana da cidade com a abertura de novos Ecopontos em bairros da Capital. O último bairro contemplado foi o da Cidade Operária onde o equipamento foi entregue na semana passada. O oitavo Ecoponto inaugurado pela Prefeitura está localizado na Avenida Este 203. Abrangendo uma área com mais de 10 mil moradias, o equipamento público evita o descarte irregular de resíduos sólidos na região e faz parte das políticas de fortalecimento da limpeza urbana da cidade.

Com a construção do Ecoponto Cidade Operária, que segue determinação do prefeito Edivaldo, a área onde antes era um ponto de descarte irregular de resíduos sólidos amplamente utilizada no bairro, teve todos os detritos que estavam depositados ali recolhidos. Com o equipamento, os moradores têm agora a estrutura adequada para fazer a descarga de entulhos de material de construção, restos de poda, materiais recicláveis, entre outros, sem prejuízos à vizinhança, ao meio ambiente e à saúde pública.

O polo Cidade Operária, que já conta com o Ecoponto Jardim América, deve ganhar um terceiro equipamento em 2018, que será instalado no bairro Cidade Olímpica. Somente nesta região, a Prefeitura já entregou dois Ecopontos. Em março deste ano foi inaugurado o do Jardim América. Juntos, Jardim América e Cidade Operária abrangem mais de 23 mil moradias. "Essa é uma região de São Luís com grande contingente populacional, por isso, já iniciamos os estudos para a instalação de um terceiro Ecoponto, que deve ser na Cidade Olímpica", informou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

Os Ecopontos são instalados em locais com potencial para concentrar a maior parte do volume das descargas irregulares feitas no seu entorno. "A Cidade Operária tem diversos pontos onde a população já descarta irregularmente seus resíduos sólidos. O Ecoponto foi construído em um local estratégico de forma a agregar o volume desses pontos irregulares. Com isso, garantimos a melhoria da limpeza da região", disse a presidente.

ECOPONTOS

O projeto de criação dos Ecopontos é uma determinação do prefeito Edivaldo e foi desenvolvido para atender os geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos, com volumes inferiores a 2m³, transportados por veículos como pick-up, carrinhos de mão ou carroças. Os condutores de veículos de tração animal são os grandes usuários destas unidades, pois têm como principal atividade o transporte de resíduos. Já a população é beneficiada à medida que os pontos de descarte irregular são eliminados do entorno das suas moradias.

Os resíduos destinados a esses locais são, em grande parte, gerados por reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda, móveis e eletrodomésticos velhos, que normalmente são descartados nas vias públicas.

Entre outras finalidades, a ação tem ainda como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; o descarte correto de pequenos volumes; a extinção dos lixões; além de estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais descartáveis e propiciar à população um local específico para fazer a destinação do lixo reciclável acumulado em sua casa.

Na medida em que oferecem alternativas ao descarte irregular, esses equipamentos também contribuem para a diminuição dos criadouros do mosquito Aaedes aegypti e, por consequência, das doenças causadas pelo inseto, como o zika vírus, o chikungunya e a dengue.

SAIBA MAIS

Onde já tem Ecopontos?
- Ecoponto Parque Amazonas
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão, ao lado do CRAS
- Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu, próximo ao antigo Mateus Supermercados
- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América, ao lado da União de Moradores
- Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
- Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança
- Ecoponto Cidade Operária
Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc - até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc - até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros - 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)

Quantidades por pessoa/dia

Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc
Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h

0 comentários:

Postar um comentário