sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
Confira entrevista com o Superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/MA, Maurício Itapary. O PAC Cidades Históricas e os projetos de requalificação na capital foram alguns dos assuntos discutidos. 

Jornal Cazumbá - Maurício, como está a situação do PAC Cidades Históricas em São Luís?

Maurício Itapary - Estamos com 13 ações no Centro Histórico de SL, com investimentos de R$ 85 milhões em contratos assinados. Hoje, estamos fazendo a restauração do TAA que foi entregue no dia 07 desse mês, o  teatro João do Vale, o Centro Artístico   Operário Maranhense, o prédio sede da Jucema, a rua Grande, as praça  Deodoro e do Pantheon, as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia. Também o Museu de Artes Visuais, o prédio do Sioge, os palácios Cristo Rei e das Lágrimas, o Palacete Gentil Braga - que foi entregue em outubro, a Casa do tambor de crioula. Então, o Iphan tem procurado fazer, com o apoio da prefeitura e do estado, como a restauração do prédio da RFFSA, na beira mar.

JC - O Sr. citou alguns casarios que estão em reformas e outros que serão entregues. Todos estes já tem uma destinação?

MI - Sim, todos os imóveis restaurados terão uso; por exemplo, a casa do tambor de crioula que será uma referência do tambor de crioula, o palácio Cristo Rei que será o museu da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, o prédio do fórum universitário que será a sede do curso de pós graduação em direito. 

JC- Com o período das festas de fim de ano, como ficam as obras na rua Grande?

MI- O projeto engloba a rua Grande, a praça Deodoro, a praça do Pantheon e as duas alamedas laterais à Biblioteca Pública. Fizemos um acordo com os lojistas, no qual começamos as obras pela praça do Pantheon que já está em obra avançada e nas alamedas; vamos deixar a rua Grande para iniciar após o Natal para não atrapalhar a venda dos lojistas.

JC- Em relação à praça do Pantheon, os bustos vão voltar ao com a reforma?

MI- Sim, assim que a praça estiver requalificada os bustos irão voltar para os seus lugares de origem.

JC- E quanto à ocupação da Deodoro, o comércio será disciplinado?

MI- Estive conversando com o prefeito de São Luís, que ficou responsável por todo o remanejamento dos vendedores ambulantes. Acredito que a prefeitura fará uma fiscalização ostensiva para que não volte a ter o comércio desordenado.

JC- São Luís comemorou 20 anos que recebeu o título de Patrimônio da Humanidade,  isso merece uma reflexão, sobre alguns problemas insistem em degradar o Centro Histórico da capital, entre tantos, na praça Benedito Leite foram colocados banheiros químicos, que já estão permanentes, agredindo a imagem da cidade. Como o IPHAN vê essa situação?

MI - Estou tomando conhecimento agora dessa situação, porque a solicitação que nos é feita é que o banheiro venha para a feirinha aos domingos com retirada no dia subsequente. Se estão permanentes, é um erro de operação por parte da prefeitura. Entrarei em contato com eles para tomar providências.

JC- Superintendente, na praça Pedro II  existe outra problema. A estátua da mãe d'água foi retirada há tempos e está no Museu Histórico, quando na verdade o lugar dela é na praça. O IPHAN vai traze-la de volta?

MI- Estamos assinando ainda esse mês a ordem de serviço de requalificação urbana de toda a praça e calçadas da Pedro II. Também temos um projeto pronto para a praça João Lisboa e Largo do Carmo, com esperança de assinar esta ordem de serviço em dezembro.

JC- Os canhões que guarneciam a Pedra da Memória também foram retirados ha anos da beira mar. Qual a previsão de voltar?

MI- Os canhões estão no Palácio dos Leões. Também temos um projeto para a requalificação dessa fortaleza, então existe a possibilidade de voltarem para seu lugar de origem.

JC - Existe projeto para o mercado central?

MI- Sim, o mercado está incluso no PAC Cidades Históricas. O projeto já está em fase de finalização e assim que conseguirmos os recursos começaremos a reforma do mercado central.

Foto: divulgação/internet

0 comentários:

Postar um comentário