sábado, 9 de dezembro de 2017
Uma norma técnica específica orienta os ensaios para avaliação da conformidade.

Em tempo de economia instável e concorrência forte entre fabricantes de produtos de uso contínuo, buscar um diferencial pode agregar valor e proporcionar visibilidade no mercado. A certificação voluntária é uma ferramenta eficiente para isso, mesmo quando o produto é um saco para acondicionamento de lixo, de amplo uso e facilmente encontrado no comércio, mas que precisa ter qualidade para atender a finalidade à qual se destina.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de um programa que tem como base a norma ABNT NBR 9191:2008 -  Sacos plásticos para acondicionamento de lixo - Requisitos e métodos de ensaio,  elaborada pelo Organismo de Normalização Setorial de Embalagem e Acondicionamento Plásticos (ABNT/ONS-051). Os procedimentos contemplam sacos plásticos destinados exclusivamente ao acondicionamento de lixo para coleta.

Uma empresa já ostenta seu Certificado ABNT: é a Fort Lixo Indústria de Embalagens Plásticas, situada no município de Jaú (SP). Mesmo sem obrigatoriedade, a empresa submeteu-se à avaliação e em abril de 2016 foi certificada para o escopo “Sacos para acondicionamento de lixo”.

Os sacos de lixo são fabricados com resinas termoplásticas recicladas, de classe I- Resíduos domiciliares, de todas as cores exceto branco. Devem estar de acordo com a tabela apresentada na norma técnica, que classifica oito tipos de sacos, com dimensões planas (altura e largura em centímetros) e capacidade nominal de 15 a 240 litros ou 3 a 72 quilos.
Empresas interessadas em obter a certificação da ABNT devem fazer contato pelo e-mail  certificacao@abnt.org.br. Em seguida receberão a relação de todos os documentos necessários para o processo.

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.


0 comentários:

Postar um comentário