segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Durante o mês de dezembro milhares de maranhenses e turistas podem contemplar as belezas da terra de encantos naturais e culturais que compõem o Maranhão. Com tanta diversidade no estado, o brilho das luzes, das cantatas e da presença do Papai Noel já anunciavam que o ‘Natal de Todos 2017’ seria mágico.

Crianças, adolescentes, adultos, idosos e até mesmo pets tiveram a satisfação em prestigiar uma das festas mais bonitas do estado. A programação de sexta a domingo durante o mês de dezembro fez com que o público pudesse ter uma opção barata, segura e acessível de lazer durante o período natalino.

Em diversos pontos da capital houve programações voltadas para todos os tipos de públicos. Na Praça Dom Pedro II, por exemplo, além de apresentações com danças e teatro, o público prestigiou o vídeo mapping que encheu de cores e formas o Palácio dos Leões, com imagens representando o Natal e a cultura maranhense.

Nos sábados e domingos a programação foi realizada para as crianças na Pracinha da Lagoa e na APA do Itapiracó. Além de uma linda decoração com piscas-piscas, brinquedos e a presença do bom velhinho, os espaços ainda receberam atrações que brincavam com a imaginação de adultos e crianças.

Espetáculo ‘Pãozinho com Ovo’

No sábado (16), a Concha Acústica localizada no bairro da Lagoa, recebeu o espetáculo ‘Pãozinho com Ovo’ e reuniu centenas de pessoas. Os personagens Dijé, Zé Maria e Clarice chamaram a atenção do público para os perigos da mentira e quais as suas consequências de maneira educativa.

Na encenação, a personagem Clarice fingiu ser a Xuxa enganando a molecada, e quando desmascarada por Dijé e Zé Maria, a socialite persiste na mentira tendo como consequência a prisão do riso. Com o riso preso ninguém mais conseguiria sorrir e consequentemente, ser feliz, então os três amigos vão a procura do riso. Nesta incessante busca eles viajam para outras dimensões em um portal quando encontram a amiga de Clarice a rainha da neve chamada Elsa, muito conhecida pela animação Frozen. Não tendo encontrado o riso na dimensão gelada do mundo de Frozen, Dijé, Clarice e Zé Maria viajam novamente pelo portal e chegam ao Sítio do Picapau Amarelo. No sítio encontram Visconde de Sabugosa e a falante boneca Emília que ajudam os personagens a entrar o riso.

O público ficou encantando pela linguagem empregada durante o espetáculo. O ‘Pãozinho com Ovo’ é uma adaptação do espetáculo ‘Pão com Ovo’ para o público infantil sem perder a sua característica de possuir uma linguagem e expressões tipicamente maranhenses.

Quem veio conferir pela primeira vez o espetáculo foi a piauiense Aline Teixeira. A turista disse ter adorado e que não imaginava que seria tão divertido. “Estou de férias em São Luís e vim passar as festividades de fim de ano aqui, já andei em vários pontos da cidade e percebi que o Natal do Maranhão não está perdendo em nada em comparação as outras cidades”, disse a turista.

Karina dos Santos, que é amiga de Aline, disse estar fazendo questão de mostrar a cultura maranhense e suas belezas para a moça, pois a valorização do estado tem que partir do maranhense e não só pelos os que vêm de fora.

“O nosso Maranhão é lindo, e está mais do que belo durante esse período natalino. Confesso que fiquei surpresa com as luzes e com toda a programação. Trouxe a Aline para assistir ao espetáculo, pois nele narra um pouquinho do que é ser maranhense. Também a levei para assistir o vídeo mapping no Palácio dos Leões, ali percebemos que não estamos perdendo em nada em relação ao sul do país”, disse Karina dos Santos.

A pedagoga Sayonara Monteiro que levou o marido Marcelo Monteiro, suas duas filhas Marisa Monteiro e Mirella Monteiro, disse que sempre acompanha os espetáculos do “Pão com Ovo” e que dessa vez ela iria prestigiar um formato diferente que é voltado para o público infantil.

“Sempre que possível acompanhamos o espetáculo, pois é uma satisfação muito grande prestigiar algo que é nosso. Eles transmitem muita alegria e percebemos um esforço para que tudo isso aconteça, estamos muito orgulhosos do nosso estado e por esse cuidado de estar levando a cultura a espaços públicos de forma acessível”, afirmou a pedagoga.

O estudante Diego Retondano que é cadeirante disse que adorou o espetáculo e não teve dificuldades para assisti-lo. “Fiquei muito confortável, os lugares preferenciais foram muito bem escolhidos e muito bem pensados. Senti que realmente tiveram a preocupação com a inclusão de pessoas com deficiências e com os idosos”, disse o estudante.

O ator Cesar Boaes, que faz o papel de Clarice no espetáculo ‘Pãozinho com Ovo’, disse ter ficado muito emocionado por ter pisado no palco da Concha Acústica pela segunda vez. Segundo o ator, após seis anos realizaram a pré-estreia do espetáculo voltado para o público infantil.

“Nas duas vezes que estivemos aqui a casa lotou, a reação das pessoas foi emocionante, e sabemos que a responsabilidade é muito grande de fazer teatro em uma estrutura gigantesca, para essa multidão. O maranhense tem dado o respeito e a valorização do nosso trabalho desde o começo, temos uma gratidão muito grande por esse chão”, disse Cesar Boaes.

A secretária Adjunta de Cultura e Turismo, Vanessa Leite, ressaltou que o espetáculo ‘Pãozinho com Ovo’ veio para fechar e celebrar toda a programação que tem sido realizado na Lagoa durante o período natalino.

“Durante esse período natalino uma programação exclusiva para as crianças foi realizada aqui na Lagoa e no APA do Itapiracó. Hoje foi um sucesso e tivemos a casa cheia, estamos com a sensação de dever cumprido e realizado, realmente fizemos um ‘Natal de Todos’”, disse Vanessa Leite

O público pode esperar par os próximos dias a Cantata Natalina nesta sexta-feira (22), em frente à Igreja da Sé, localizada na Praça Dom Pedro Segundo. No sábado (23), a Praça Maria Firmina receberá uma programação especial com a presença do Papai Noel, do Coral Infantil “Paz e Bem” e o show da banda Vagalume.

0 comentários:

Postar um comentário