sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
O Natal se aproxima trazendo uma das principais manifestações da cultura popular maranhense: a Festa de Reis. Para homenagear o folguedo que retrata a visita de reis ao Menino Jesus, será aberta nesta sexta-feira (1º) até 6 de janeiro a exposição Reis da Sempre Viva, no Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, 185, Praia Grande, Centro Histórico. 

A exposição, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), retrata a brincadeira Reis da Sempre Viva, um dos tradicionais grupos de Folia de Reis do Maranhão mantido há mais de 50 anos pela comunidade do Maracanã. 

“Neste ano, vamos compartilhar com o público um pouco da beleza da Festa de Reis, tradicional e muito forte no Maranhão, principalmente na zona rural de São Luís. O Reis da Sempre Viva, que dá título à exposição, é um dos principais grupos do Maracanã, criado há décadas pela senhora Joana Bernardes e, atualmente, realizado pela família”, conta a diretora do Museu Casa de Nhozinho, Lilian Brito.

Conhecido na capital como Reis, a festa apresenta, em seu caráter religioso, a exuberância da indumentária dos personagens, assim como a decoração e forma de apresentação. Reis, rainhas, vassalos, pastorinhas e anjos, por exemplo, integram o grupo dos personagens que, nos dias de apresentação, saem em cortejo para visitar as casas da comunidade.

“Dentre as brincadeiras para o Menino Jesus, no período natalino, a de Reis é a que ainda tem em maior número na ilha de São Luís. Podemos localizar três grupos no Maracanã, um em Tajaçoaba e outro no Porto Grande, todos com características bem próximas na utilização da coreografia de cordão e toque de instrumentos de sopro, assim como na visitação de presépios”, explica o pesquisador do Museu Casa de Nhozinho, Jandir Gonçalves.

0 comentários:

Postar um comentário