quinta-feira, 21 de dezembro de 2017
Em clima de festa, a cidade de João Lisboa tem muito a comemorar no aniversário de 65 anos da cidade. O governo do Maranhão por meio da Secretária Estadual da Cultura e Turismo (SECTUR), entregou nesta quinta–feira, 21, a manutenção corretiva da Biblioteca municipal da cidade. 

“Quando a gente inaugura um equipamento cultural, ele também é um equipamento de segurança pública. Se a gente proporciona uma boa escola, cultura e esporte para a juventude, a gente consegue quebrar o poder da criminalidade. Uma boa biblioteca semeia livros e justiça social”, declarou o governador Flávio Dino. 

A Biblioteca Municipal Escritor Josué Montello, recebeu reparos estruturais, como troca de forro, fachada, telhado, instalação elétrica e hidráulica, e novos equipamentos. O valor investido na obra foi de R$ 155.629,51. Além dos reparos físicos, a biblioteca ainda recebeu um reforço no acervo, com a doação de 203 livros pela Biblioteca Pública Benedito Leite, órgão vinculado a Sectur.

“Reformando esse importante equipamento cultural, estamos contribuindo para a formação cultural e educacional de todo o município de João Lisboa”, disse o titular da Sectur, Diego Galdino.

“Essa ação é mais um importante passo de descentralização das políticas de cultura do Maranhão que, seguindo as determinações do governador Flávio Dino, deve chegar aos 217 municípios do estado”, acrescentou o secretário.

Durante a inauguração, a biblioteca recebeu a visita de uma turma de crianças da escola municipal da cidade. Ana Bárbara de 9 anos, ficou encantada com o nosso espaço da cidade. 

“Achei muito legal essa biblioteca, cheia de cores e livros. Agora eu tenho um lugar para fazer as pesquisas e atividades da escola. Vai me ajudar bastante”, declarou Ana Bárbara. 

Inaugurada em agosto de 1991, o espaço de cultural nunca havia passado por melhorias, funcionava em condições precárias. 

“É uma alegria imensa está inaugurando essa biblioteca com completamente reformada, com novas instalações. Essa Biblioteca tem um histórico de grande valor cultural para a nossa cidade. Agora as crianças têm um espaço mais confortável para fazer suas pesquisas”, afirmou o prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira, em agradecimento à gestão estadual pela atenção ao município.

Além da biblioteca, o teatro da cidade está em reforma. O equipamento está recebendo melhorias na estrutura, revisão elétrica completa e cadeiras novas. A obra tem previsão de entrega para Janeiro de 2018. 

As ações de revitalização nos prédios são conduzidas pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

O secretário de Cultura do município, Ricardo Leal, explica que a intervenção do Estado vai estimular a leitura e ajudar a resgatar a arte do teatro na cidade. “Há tempos a cultura estava perdida em nosso município. As reformas da biblioteca e do teatro são importantes presentes para nossa cidade”, ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário