segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
A Prefeitura de São Luís realiza uma série de capacitações com foco no aprendizado e que podem servir para geração de renda das famílias. Por meio da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), estão sendo oferecidos cursos de Aproveitamento Integral dos Alimentos em diversos bairros da capital, até dia 25 deste mês. Os alunos aprendem a elaborar receitas com alto valor nutritivo utilizando partes que, em geral, são descartadas. São cerca de 20 turmas contemplando aproximadamente 400 pessoas.

"Os cursos têm um viés importante ao proporcionar a autonomia de quem participa e a geração de renda, além de conscientizar para o melhor aproveitamento do que se consome. A secretaria tem uma vasta grade de cursos com esse fim, que são definidos com as próprias comunidades com foco no trabalho e renda. Dessa forma, o prefeito Edivaldo mostra sua preocupação em garantir condições melhores e qualidade de vida às famílias", pontua a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro.

Nesta etapa, os participantes são moradores das comunidades referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros, selecionados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

No cronograma, os alunos aprendem a preparar receitas diversas com partes das frutas e legumes que normalmente são descartadas, como cascas, folhas, talos e sementes, por exemplo. Estes itens se transformam em bolos, tortas, doces, farofas, entre outros. "São alimentos mais saudáveis, mais ricos em nutrientes, que trazem em sua composição menos gordura e têm maior valor nutritivo. As receitas são práticas e econômicas para sua elaboração", enfatiza a nutricionista e monitora da Semsa, Mariana Ribeiro.

O curso inclui ainda a educação sobre o desperdício de alimentos, a importância de hábitos alimentares mais saudáveis, a forma correta de manipulação dos alimentos, higienização das mãos, maneira adequada de congelamento dos alimentos, entre outras informações. Serão contemplados com a capacitação comunidades dos bairros Estiva, Bairro de Fátima, Fé em Deus, Vinhais e São Francisco.

Os cursos de capacitação da Semsa integram o Eixo de Geração de Renda e em 2017 alcançou quase cinco mil pessoas. Foram realizadas capacitações em panificação, bombons regionais, aproveitamento de alimentos; palestras; avaliação nutricional e a oficina Chefs Mirins, voltada para a educação alimentar das crianças.

0 comentários:

Postar um comentário