segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
Você sabia que a simples escolha de uma lâmpada inadequada para o ambiente, pode elevar o valor da sua conta de energia elétrica?

E você sabe quais eletrodomésticos consomem mais energia e como usá-los corretamente? Não é de hoje que estamos falando que economizar energia é o melhor caminho para não ter surpresas no final do mês. Algumas mudanças na rotina poderão poupar muita energia elétrica, e uma das soluções é evitar os maiores vilões na conta de energia.

Para facilitar o entendimento e alertar os consumidores, a Cemar organizou o ranking dos aparelhos que, se usados de maneira indevida, tornam-se vilões e podem agravar as despesas com energia elétrica.

O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões do consumo doméstico de energia. Os modelos mais comuns consomem, em média, por hora de uso, até 7,5 kWh na posição inverno, e até 3,5 kWh na posição verão.

Já a geladeira, que é um dos eletrodomésticos mais utilizados da casa, representa cerca de 30 % do consumo total de uma residência, por isso, requer bastante atenção. Uma dica importante é sempre deixar um espaço entre a parede e a geladeira para que ela possa trabalhar com eficiência e, também, facilitar a circulação do calor desprendido por ela. A borracha da geladeira é outro ponto de atenção. É preciso verificar se a borracha de vedação da geladeira está em bom estado, caso contrário, o eletrodoméstico pode estar consumindo mais energia do que o necessário para seu funcionamento.

 Atitudes que parecem simples no nosso dia a dia podem fazer diferença na hora de pagar a conta, o técnico de segurança da Companhia Energética do Maranhão, Marcos Tullio, relata algumas precauções necessárias para economizar energia “Algumas atitudes dentro de casa refletem no valor da conta de energia. Para evitar que as pessoas da sua casa abram e fechem a geladeira a todo instante, coloque uma garrafa com água gelada em cima da mesa.

A geladeira corresponde a 30% do consumo da residência. Outra dica é: Não colocar geladeira ao lado do fogão, pois o calor do fogo fará com que a geladeira trabalhe mais, e também não colocar roupas molhadas para secarem na parte traseira, pois além de fazer com que puxe mais energia, isto pode causar sérios acidentes. São pequenos hábitos que fazem toda diferença no final do mês”. Outra prática que ajuda na economia de energia é pintar as paredes dos ambientes da casa com cores claras, assim você poderá usar um menor número de lâmpadas possível em um cômodo e de menor potência, já que paredes com cores escuras exigem que sejam compradas lâmpadas mais potentes e em maior número para se conseguir ter uma boa iluminação.

Mesmo com a chegada da bandeira tarifária verde neste mês de Janeiro, o farol da economia não pode desligar. E dentro de casa outra observação importante está relacionada a alguns aparelhos que costumam ficar no modo stand by, pois mesmo sendo utilizado desta forma gastam energia e o ideal é que sejam desligados quando não estiverem sendo utilizados.

 Combater o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto. É possível aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar, apenas com atitudes simples.

0 comentários:

Postar um comentário