segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
Por meio de programas na área da Educação Ambiental, a Prefeitura de São Luís vem executando atividades que contribuem para a preservação de áreas verdes na cidade. O trabalho vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e envolve comunidades e alunos de escolas da rede municipal de ensino. A proposta do poder público municipal com intervenções nessa área é promover a conscientização da população para a importância do cuidado com o meio ambiente.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Maluda Fialho, destacou que a intenção do poder público municipal é investir ainda mais nas ações educativas. "Esses programas na área educacional têm contribuído muito com as ações de preservação. É por meio desses programas que conseguimos conscientizar os cidadãos, principalmente as crianças, tornando-as agentes multiplicadores na comunidade. Para 2018, nossa proposta é intensificar essas atividades, especialmente com o plantio de mudas, as ações nas escolas e as abordagens educativas nos bairros", ressaltou a secretária.

Entre as ações da Semmam estão os programas 'Sinal Verde', 'O Ambiente Somos Nós' e 'Cidadão Ambiental'. Com o 'Sinal Verde', por exemplo, o poder público municipal promove ações de educação ambiental em comemoração ao calendário ecológico. Por meio do programa, a Semmam realizou, em 2017, o lançamento da ação 'Guardas do Verde', com o plantio de 300 mudas durante a Festa Anual das Árvores e de 100 mudas durante a Semana do Meio Ambiente, além de palestras no Dia Mundial da Água.

Com o programa 'O Ambiente Somos Nós', a Prefeitura promove a formação de agentes ambientais multiplicadores. Em 2017, por meio dessa ação, foram realizadas palestras com o tema "Educação e Preservação: Ação em prol do Meio Ambiente" e oficinas sobre reutilização de materiais recicláveis em bairros como Piancó, Maracanã, Santa Cruz e São Bernardo. Com o 'Cidadão Ambiental', as palestras foram realizadas em escolas como a Unidade de Educação Básica Maria Rocha.

A secretaria realiza também abordagens educativas com distribuição de material educativo e contação de história nos bairros. As atividades são executadas durante o programa 'Todos por São Luís' e já contemplou bairros como Residencial Paraíso, Maracanã, Santa Cruz, São Bernardo, João de Deus, Bom Jesus e Alemanha.

O assunto Educação Ambiental esteve presente também no tema da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada pela Semmam com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Com o tema "Áreas Protegidas e Recursos Hídricos, Desafios para a Gestão e Educação Ambiental", o encontro levou à sociedade civil, empresas e instituições públicas e privadas a discutirem sobre uma nova consciência socioambiental.

0 comentários:

Postar um comentário