CAMPANHA: IPTU 2018

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
Por meio do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), a Prefeitura de São Luís oferece atendimento a estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação. Com metodologias e estratégias pedagógicas, o serviço tem objetivo de oferecer condições para o desenvolvimento das competências dos estudantes. Em 2017, 60 estudantes foram atendidos pelo núcleo e, em 2018, a proposta é atender até 150 alunos.

O núcleo, localizado na Rua de Santana, no Centro, existe desde setembro de 2015 e atende crianças de 7 a 14 anos. Os estudantes são indicados pelos professores das escolas da rede municipal de ensino, que avaliam o desempenho do aluno ao longo do ano. Entre os critérios da avaliação estão criatividade, envolvimento com a tarefa e habilidade a cima da média. O estudante encaminhado para o núcleo passa por um mapeamento de interesses, que identifica as áreas gerais e específicas de desempenho e direciona o aluno para as atividades.

Esse é um trabalho incentivado pelo prefeito Edivaldo, que destaca a importância do serviço. "Essa é uma ação da Prefeitura que favorece não só os estudantes como também seus familiares, que encontram nesse serviço um suporte adequado para que a criança possa desenvolver suas habilidades. Com investimentos assim vamos beneficiando ainda mais a população e ampliando o alcance dos serviços da rede municipal de ensino", disse o prefeito.

EQUIPE

O NEECAHS conta com facilitadores de talento, como pedagogos, professores de artes e matemática, psicólogos e assistentes sociais. O espaço do núcleo conta com sala de artes e jogos, auditório para teatro e exibição de filmes, biblioteca, sala de informática e salas para o mapeamento dos interesses dos estudantes. As atividades desenvolvidas no espaço contam com a parceria de instituições que oferecem cursos de formação para que os professores da rede municipal possam melhor identificar e atender as crianças.

O secretário municipal de Educação, o professor Moacir Feitosa, ressalta o papel do núcleo no ensino. "Os alunos do núcleo se destacam com suas habilidades e inteligências múltiplas. No NEECAHS é estimulando o desenvolvimento de habilidades e talentos, além de corroborar para o fortalecimento da educação integral. Nas escolas são feitos testes com as crianças para identificar esses estudantes e encaminhar para o núcleo, mas este olhar sensível também é importante que os pais tenham", pontuou o secretário.

A promotora de vendas Ana Paula da Silva, 35 anos, tem dois filhos atendidos pelo núcleo. Paulo, 13 anos, faz parte dos grupos de robótica e desenho e Ana Patrícia, 12 anos, das atividades na área musical. "O núcleo é muito bom. Percebo que esse trabalho tem ajudado muito no desenvolvimento deles na escola e no convívio com as demais pessoas", contou.

Como resultado do trabalho realizado no núcleo, em 2017 alunos participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde receberam o Prêmio Maker. O prêmio na categoria condecorou com medalhas os estudantes da equipe que criou um robô com peças feitas artesanalmete. Ainda no ano passado, doze crianças atendidas pelo núcleo produziram uma coletânea de histórias lançada na Feira do Livro.

0 comentários:

Postar um comentário

Yes

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista