quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Escolas com viés religioso investem na formação espiritual e religiosa 

Mais um ano letivo se aproxima e o preparo da equipe pedagógica e de toda a comunidade escolar nessa fase é fundamental à acolhida dos alunos e familiares e ao enfrentamento dos desafios do século XXI.  Em instituições de ensino, com viés religioso, esta capacitação busca unir o ensino tradicional aos valores morais e filosofias que as norteiam.

Nesse intuito, profissionais da educação, mais do que a base formal, necessitam de fundamentos teórico-metodológicos e compromissos sociopolíticos. Em colégio de São Luís, o Santa Teresa, integrante de rede de instituições das Irmãs de Santa Doroteia, a formação espiritual dos alunos é muito importante, de acordo com a coordenadora pedagógica Fernanda Couto. Para isso, realizam seminários anuais, e o de 2018, ocorrido nos dias 4 e 5 de janeiro, no auditório da escola, abordou temas sobre a relação da Igreja com a educação de crianças e jovens. “Esse seminário é fundamental a toda a comunidade escolar. Trazemos temas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também dos nossos documentos da congregação”, ressalta Conceição Brito, do departamento de Formação Religiosa do colégio Santa Teresa.

Na ocasião, o padre Crizantonio da Conceição Silva explanou sobre a importância dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. “Como cristãos e educadores, precisamos ser sal e luz do mundo, de acordo com as Sagradas Escrituras”, explica. 

Outro ensinamento partiu de palestra proferida pela pedagoga Renata Mouchreck a partir de documento da Congregação, texto que também rege as instituições pedagógicas de Santa Paula Frassinetti. “Além de educadores, nós temos que ser, acima de tudo, protagonistas, comprometidos com a missão de ampliar a ação da nossa obra iniciada, primeiro, por Jesus Cristo e, agora, nós estamos trabalhando com a nossa fundadora, Santa Paula Frassinetti”, ressalta.

Por último, um meio essencial à superação da violência, tema da Campanha da Fraternidade 2018, teve destaque em palestra do padre Clemilton Moraes, no Seminário. “O que baseia o tema da Campanha deste ano é a passagem bíblica, que encontra-se no evangelho de Mateus e diz que. em Cristo. somos todos irmãos”, pontuou.

Ampliação da missão de educar pela via do amor norteou palestra de Renata Mouchreck em Seminário

Como cristãos e educadores podem ser sal e luz do mundo foi tema de palestra do padre Crizantonio da Conceição Silva

0 comentários:

Postar um comentário