sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
O Senac teve uma leitura de cenário vanguardista ao perceber que investir no segmento gastronômico traria bons resultados. Com o intuito de fomentar a qualificação de um nicho que cresce exponencialmente e movimenta bilhões por ano, a Instituição acredita que oferecer uma educação profissional diferenciada e acessível é substancial para a manutenção de um mercado forte e produtivo.

Pioneiro na profissionalização de cozinheiros no país, o Senac em 1963 criou o primeiro curso básico de Cozinha. Desde então, acompanha as tendências do mercado no setor de Alimentos e Bebidas para oferecer capacitação aos interessados na área.

De acordo com o Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, o crescimento de 4,5% em 2017 deve ser impulsionado em 2018 pela continuidade da melhoria do desempenho da economia e outros fatores como as mudanças na legislação trabalhista. Só no ano de 2016 foram R$ 184 bilhões movimentados pelo setor e a expectativa para geração de novas oportunidades de emprego é de cerca de 450 mil, sendo um momento oportuno para quem pensa em investir na área: seja abrindo um empreendimento ou se profissionalizando para ter mais oportunidades de trabalho.

A gastronomia é uma forma de gerar renda que envolve diversas cadeias, entre elas, a do turismo, na qual exerce grande influência na prospecção de visitantes, especialmente em regiões onde a comida representa uma manifestação cultural - caso em que São luís se encaixa. Entendendo a importância que a qualificação desse segmento tem para o crescimento do estado, o Senac investe na abertura de uma nova turma de Cozinheiro com previsão de início para fevereiro.

Aliando tradição e credibilidade, a Instituição proporciona, por meio do curso, a formação de um profissional capaz de controlar e organizar estoque de cozinha; de preparar os ingredientes para elaboração das produções culinárias; elaborar cardápios; fazer pedidos de compra, selecionando fornecedores e ingredientes, de acordo com cardápio e estoque; realizar cálculo de consumo, considerando estoque mínimo e máximo e ponto de pedido; relacionar e ajustar o tempo e a temperatura às preparações; aplicar técnicas de apresentação das produções culinárias; interpretar fichas técnicas; propor substituição de mercadorias, considerando custo, qualidade e disponibilidade no mercado entre outras atribuições.

Para quem não pensa em seguir carreira na área da gastronomia, mas se interessa pelo assunto ou tem como hobby cozinhar, o curso também é indicado pela base teórica e prática que oferece aos alunos. É possível, por exemplo, aprender a executar técnicas de corte padronizados de vegetais, carnes, aves e pescados; identificar e selecionar ingredientes, equipamentos e utensílios; dimensionar os insumos às produções culinárias; calcular o índice de aproveitamento dos ingredientes e utilizar as boas práticas na manipulação de alimentos.

Com carga horária de 500h, as exigências para ingressar na próxima turma são possuir o Ensino Fundamental completo e ter 18 anos no ato da matrícula. O valor do investimento pode ser parcelado em 6x sem juros e quando pago à vista, tem desconto de 10%. Ao final do curso, quem for aprovado receberá certificado de  Qualificação Profissional em Cozinheiro, com validade nacional.

Com uma estrutura que oferece todos os aparatos necessários para as aulas práticas e um corpo docente premiado, os interessados em participar na próxima turma podem ter mais informações pelo número 3198 1100.

0 comentários:

Postar um comentário