GOVERNO DO ESTADO DO MA

Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
Cuidados com o bebê e a família reduzem as sequelas do nascimento pré-maturo

Profissionais da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatal do HU-UFMA, filiado a Rede Ebserh, participaram do curso de sensibilização no Método Canguru, ministrado pela equipe de consultores do Ministério da Saúde. O curso é o primeiro dos quatro que serão ministrados ao longo deste ano. O HU-UFMA, por meio da Unidade Materno Infantil, coordena em parceria com o MS os Centros de Referência Nacionais do Método Canguru.

Durante dois dias, profissionais que atuam na UTI neonatal, alojamento conjunto e sala de parto do hospital Materno Infantil passaram por atualização das técnicas de cuidado com o bebê e a família. “Desde o modo como colocar o bebê na incubadora de forma confortável”, explica a enfermeira Eremita Val Rafael, consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru e professora do Departamento de Enfermagem da UFMA.

Entre os participantes estão médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, técnicos em enfermagem, técnicos em nutrição e residentes da pediatria e da residência multiprofissional. A finalidade do curso é capacitar 100% das equipes para reduzir as sequelas do nascimento pré-maturo. Também participaram profissionais do hospital Juvêncio Matos e da Clínica São Marcos.

O que é

O Método Canguru surgiu com o intuito de melhorar os cuidados prestados ao recém-nascido pré-termo (que nasceu antes das 37 semanas de idade gestacional) e/ou de baixo peso. Objetivando o baixo custo na assistência perinatal e promovendo um maior vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, por meio do contato pele a pele.

No HU-UFMA, na Unidade Materno Infantil, o Método teve início no ano de 1997. É um dos primeiros centros de referência e capacitação no Brasil para a aplicação do Método Canguru responsável por repassá-lo por meio de cursos com 40 horas, para grupos de profissionais de diferentes unidades hospitalares do país.

 O Método Canguru traz diversas vantagens para a criança e a mãe, como um maior vínculo afetivo, menor tempo de internação e riscos de infecção hospitalar, aumento da estimulação sensorial e do aleitamento materno, e garante também mais segurança aos pais na hora do manuseio do bebê.

Sobre a Ebserh

Desde 2013, o HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 


0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista