quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
O mês de janeiro já chega ao fim e com ele, uma das épocas do ano mais esperadas pelos brasileiros, em especial, pelos jovens: o carnaval. A primeira preocupação da maioria das pessoas que se preparam para o período festivo, que já inicia com as prévias carnavalescas, é perder peso e ficar em boa forma para desfilar nos blocos de rua e de passarelas. O que pouca gente sabe é que no meio da folia os cuidados com a exposição da pele ao sol devem ser redobrados e a alimentação e hábitos de vida saudável, como dieta equilibrada, pobre em gorduras e sem excesso de carboidratos, com muitos legumes e frutas podem não só ajudar a manter a forma, mas a prevenir diversas doenças como o câncer.

É o que reforça o médico oncologista do Centro de Oncologia Médica, Dr. Gilson de Moraes. “Há vários tipos de câncer onde há comprovadamente um efeito protetor provocado pelas atividades físicas, como no câncer de mama ou de cólon. A redução de peso que se observa ajuda a reduzir a chance de desenvolver tumores malignos ou recidivas naqueles que já os tiveram”, destacou.

Alimentos naturais, meia hora de atividades físicas, protetor solar, exames diagnósticos regulares e outros hábitos simples são importantes para evitar a doença. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Causada pelo excesso de exposição ao sol, para evitar a doença, basta apenas adotar atitudes simples no dia a dia.

Relacionado a vários tipos de tumores, o tabagismo é uma das principais causas da doença e também pode ser evitado. “Nunca fumar, ingestão moderada de álcool, reservar tempo para si e família (controle de estresse). Todos esses hábitos reduzem em diferentes graus o risco de desenvolver tumores”, completou.

0 comentários:

Postar um comentário