sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
Famílias assistidas na Casa de Apoio Ninar participaram, nesta sexta-feira (16), da confecção de cadeiras adaptadas para bebês com microcefalia entre 1 ano e 1 ano e 9 meses. A oficina é uma das atividades planejadas pelo poder público estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de promover uma melhor postura das crianças e o bem estar das famílias.

As cadeiras adaptadas confeccionadas pelas mamães, sob orientação de profissionais da equipe de reabilitação (terapeutas ocupacionais e fisioterapeuta), foram estruturadas para serem um móvel confortável e adequado para a boa postura de seus filhos. Todos os assentos serão entregues às famílias para que possam utilizar no dia a dia. A iniciativa surgiu após a equipe multidisciplinar observar essa necessidade durante cada ciclo de atividades na Casa de Apoio Ninar.


“Durante o período em que acompanhamos essas crianças, observamos o quanto elas precisam de um lugar para ficarem bem posicionadas e vimos a necessidade de cadeiras adaptadas que posturam as crianças de maneira adequada. Pensamos em recursos de fácil acesso e que a gente possa construir com as mães. Temos quatro modelos que serão adaptadas de acordo com a necessidade de cada uma dessas crianças”, explicou a terapeuta ocupacional Valéria Souza, responsável pela oficina de confecção dos móveis. 

Ao todo, 11 famílias participaram da oficina, entre elas a auxiliar de serviços gerais Marilete Pereira dos Santos, de 32 anos. Moradora do município Amarante do Maranhão, a mãe da pequena Vitória disse estar muito feliz com a iniciativa do Governo do Estado em disponibilizar essa primeira oficina de confecção de cadeiras adaptadas para crianças com microcefalia. 


“Está sendo ótimo, porque na minha cidade não tem essas coisas. Então, tudo eu tento absorver o máximo possível para colocar em prática em casa. Se fossemos comprar uma cadeira adaptada sairia muito caro, muitos não tem condição. Com essa oficina aprendemos a adaptar as cadeirinhas com material mais acessível e com os mesmos resultados”, destacou Marilete Pereira. 

Segundo a terapeuta ocupacional da Casa de Apoio Ninar, Valéria Souza, além de orientar a confecção do móvel adaptado, confortável e adequado para cada criança, a oficina ajuda no fortalecimento do vínculo familiar. Todos os assentos serão entregues às famílias assistidas na unidade.

“É de muita importância, porque as mães vão construir um recurso para seus filhos. Aqui na Casa de Apoio a gente busca isso, que cada uma delas participem das atividades para o estabelecimento desse vínculo com a criança. Por meio dessa construção, essa relação se estabelece ainda mais, principalmente porque é essencial para o desenvolvimento do bebê”, afirmou Valéria Souza.

Casa de Apoio Ninar

A Casa de Apoio Ninar proporciona assistência no tratamento de bebês com doenças que afetam o neurodesenvolvimento. Com profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas e assistentes sociais, a unidade oferece atendimento médico especializado, oficinas, cursos e palestras aos familiares. A Casa de Apoio Ninar é gerenciada pelo Instituto Acqua.

0 comentários:

Postar um comentário