sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
Estágio possibilitará a aprendizagem em serviço de 60 estudantes no Hospital Universitário

Na manhã desta quinta-feira, 15, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu 60 acadêmicos do Curso de Medicina da UFMA que iniciarão suas práticas no Internato do hospital. Os estudantes participaram do X Seminário de Acolhimento e Ambientação, que abordou temas sobre a estrutura e funcionamento do HU-UFMA, Código de Ética Médica e Prescrição Médica.

O Internato Hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos anos do curso de graduação em Medicina, em que o aluno tem vivência nas áreas de saúde coletiva, clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral. Nele, o acadêmico tem a supervisão direta de um médico responsável pelo serviço, além de ser acompanhado por residentes, objetivando ao aluno a tomada de decisões clínicas e aquisição de destreza em procedimentos médicos. Os acadêmicos iniciarão o internato pela área da pediatria percorrendo, posteriormente, outras áreas.

O Internato Hospitalar tem por objetivos específicos consolidar os conhecimentos e habilidades adquiridas pelo acadêmico nos oito primeiros semestres letivos do curso de medicina por meio da interação com usuários e profissionais da saúde; possibilitar ao aluno a atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde através do contato com problemas reais, para que o mesmo possa assumir responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção; e estimular o senso crítico do aluno, aguçando a responsabilidade do processo de aprendizagem no decorrer de sua vida profissional.

A mesa de abertura da solenidade contou com a presença da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; da gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal; da chefe do Setor de Ensino, Maria do Carmo Barbosa; da coordenadora em exercício do Curso de Medicina da UFMA, Francisca Luzia Araújo e da coordenadora do Internato Hospitalar, Adriana Lima Reis.

A coordenadora do Internato, Adriana Reis, destacou a importância desse estágio na consolidação do conhecimento e se colocou à disposição para ajudá-los no que for preciso durante este período. A chefe do Setor de Ensino, Maria do Carmo Barbosa, disse que o desafio maior é aliar o ensino e a assistência, fortalecendo esse elo para a melhoria das práticas.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Rita Carvalhal, ressaltou que o HU-UFMA é o maior campo de prática da Universidade e que os estudantes terão a oportunidade de estagiar no maior e melhor hospital da rede Ebserh/MEC.

A superintendente, Joyce Lages, finalizou destacando a responsabilidade que os acadêmicos possuem com a Instituição em dar um feedback, uma vez que a principal missão do HU-UFMA é o ensino, e que eles precisam avaliar todo o processo para que a gestão possa melhorar cada vez mais.

Quase 30% da turma é formada por estudantes de outros estados. Matheus Moreira, mineiro de Uberlândia, disse acreditar que a premissa maior do hospital é o ensino e que a inserção do aluno no ambiente hospitalar é essencial para o aprendizado. “A troca de conhecimentos é uma experiência importantíssima para se ter um modelo profissional que possa ser seguido ou não”.  Para Polliana Souza, de Belo Horinzonte/MG, até o momento as práticas deixaram a desejar. “A expectativa com o internato é que eu tenha realmente a independência necessária para adquirir mais conhecimento”. 

O estudante maranhense Lucas Frazão destacou que esse é o momento de se acostumar com a responsabilidade de atender o paciente e de se aprofundar cada vez mais nos estudos. Mateus Patrício da Silva, também maranhense, disse que quando se compara a estrutura e funcionamento do HU-UFMA com outros hospitais públicos se constata a alta qualidade dos serviços prestados e do ensino ofertado.

0 comentários:

Postar um comentário