quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Alunos do ensino médio do Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA) participaram nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, do lançamento do projeto Voto Jovem: participação, cidadania e democracia. Para mais fotos, acesse álbum do Flickr e ainda nosso perfil @tremaranhao no Instagram.

O projeto desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, tem o objetivo de estimular a participação democrática dos jovens eleitores da capital e do interior, promovendo uma compreensão do processo eleitoral e ainda fomentando a discussão sobre o papel dos adolescentes na sociedade.

A solenidade de abertura contou com a presença do desembargador Ricardo Duailibe (presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão), dos juízes Júlio César Lima Praseres e Alexandre Lopes de Abreu (membros efetivos da Corte Eleitoral), do secretário Felipe Costa Camarão (Educação), 
do procurador regional eleitoral Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, do diretor-geral Flávio Vinícius Araújo Costa (TRE-MA), e dos gestores Eva Alves de Morais Barros (geral) e Jefferson Plácido (pedagógico).

O presidente do Tribunal abriu o evento afirmando acreditar na força dos jovens como agentes modificadores da realidade. "Esse projeto é para estimular o jovem a despertar o interesse pelo processo eleitoral. Bem informados, eles saberão escolher seus representantes com responsabilidade". Para o secretário Felipe Camarão, essa parceria institucional é voltada para despertar a cidadania, cujo interesse não é só por uma participação dos processos internos das escolas, mas pelo processo político eleitoral do estado e da nação. 

O juiz Alexandre Costa Abreu, coordenador do projeto Voto Jovem, parabenizou a iniciativa do TRE de mais uma vez dar oportunidade aos jovens de conhecer o processo eleitoral. "A ideia é provocar nos jovens a discussão, o debate sobre o que eles querem e podem fazer", enfatizou.

Ainda durante o lançamento, o desembargador Duailibe deu posse ao juiz Alexandre Abreu (titular da 15ª Vara Cível do Termo Judiciário de São Luís), eleito nesta quarta membro substituto do TRE.

Sobre o Voto Jovem

De acordo com o cronograma de atividades do Tribunal, alunos de 7 escolas estaduais (Prof. Antônio Carlos Beckman – Açailândia, Estado do Ceará – Bacabal, Pio XI – Barra do Corda, Inácio Passarinho – Caxias, Graça Aranha – Imperatriz, Rubem Almeida – Pinheiro, Cintra – São Luís e Conceição Teófilo Silva - Timon) e 1 municipal (Bandeirantes – Tuntum) participarão de debates sobre temas de interesse da comunidade escolar que serão defendidos e eleitos por eles, atendendo ao requisito de relevância social como educação, saúde, saneamento básico, transporte coletivo, entre outros.

Após esse período de discussão, os temas escolhidos por cada escola passarão por votação eletrônica, que definirá quais serão levados ao TRE, que ficará responsável de dar conhecimento aos partidos políticos como sugestão de propostas de campanhas.

Paralelo a estas atividades, o TRE-MA cadastrará biometricamente os alunos que demonstrarem interesse em se tornar eleitor. 

0 comentários:

Postar um comentário