quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
A implantação da Sala do Empreendedor é uma das ações previstas para o município. 

Balsas – O município de Nova Iorque, no Maranhão, brevemente contará com a estrutura da Sala do Empreendedor. A decisão foi confirmada pela prefeita Mayra Guimarães, durante visita realizada à Unidade Regional de Balsas, na última terça-feira (20). 

Na ocasião, o gerente regional do Sebrae em Balsas, Maurício Lima e o gestor de projetos, André Veras, apresentam a prefeita o portfólio de soluções empreendedoras do Sebrae e alinharam ações que podem ser realizadas em parceria com o município, visando o fortalecimento dos pequenos negócios em Nova Iorque e consequentemente gerar o desenvolvimento local.  

“Nesse primeiro momento ficou definido que celebraremos um convênio, principalmente para atender ações previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como primeiro passo o comprometimento da prefeita em abrir a Sala do Empreendedor até o final do mês de março. Também ficou definido um trabalho focado no turismo, já que a cidade de Nova Iorque experimenta um turismo regional, mas precisa da estruturação da atividade como negócio e um produto turístico”, afirmou Maurício Lima. 

A Sala do Empreendedor é de responsabilidade da prefeitura municipal, que tem como função atender os empreendedores de pequenos negócios, levantar demandas locais e mobilizar os empreendedores para ações que possam fortalecer suas atividades econômicas. O Sebrae é parceiro do município, capacitando o Agente de Desenvolvimento Local (ADL), que prestará atendimento na Sala e também realizando as capacitações, conforme a demandas do município. 

Na ocasião, o Sebrae se colocou à disposição para realizar ações a curto, médio e logo prazo. Otimista com os resultados futuros com a parceria, a prefeita reafirmou a disponibilidade em contribuir no que for necessário. “A nossa reunião foi maravilhosa, eu já vim com essa expectativa de receber as orientações do Sebrae e tenho certeza de que vamos traçar um plano de ações bem consistente e que com muito trabalho, empenho e dedicação, Nova Iorque irá receber bons frutos e terá um futuro bem promissor”, afirmou Mayra.

A reunião é fruto de uma primeira articulação feita pelo Sebrae durante uma visita realizada no município de Nova Iorque, momento em que foi feito o convite a gestora para conhecer a unidade do Sebrae em Balsas. “Nós a convidamos para vir na Unidade Regional do Sebrae em Balsas, conhecer as instalações e claro conhecer o que o Sebrae tem a ofertar enquanto parceiro para fomentar o desenvolvimento do município de Nova Iorque. Foi uma reunião muito produtiva, ficamos com muitas demandas feita pela prefeita e já vamos providenciar um convênio do Sebrae com o município’’, explicou André Veras, gestor de projetos do Sebrae em Balsas. 

PARA SABER

O município de Nova Iorque está localizado a 300 km de Balsas, possui uma população de 5.087 habitantes, conforme o Censo 2009. Possui uma área de 968,394 km².
Até os anos de 1990 o nome da cidade era grafado New York, entretanto a prefeitura tomou a iniciativa de aportuguesar oficialmente para a grafia Nova Iorque.

A Nova Iorque brasileira é conhecida pela calmaria e clima tipicamente de cidade pequena do interior, com violência quase zero. Em cinco anos, a cidade registrou apenas um homicídio, cometido de forma passional. 

Como atrativos turísticos, destaque para a praia do Caju. A construção da barragem de Boa Esperança, do outro lado do rio Parnaíba, no Piauí, deixou uma “praia” de água doce para os nova-iorquenses. Debaixo deste imenso lago está a Nova Iorque antiga, submersa.  

A Praça da Matriz também é um ponto turístico, onde funciona a sede da prefeitura municipal, onde encontra-se o único correspondente bancário instalado dentro da agência dos Correios e onde ficam as principais lojas, os armazéns e o supermercado que atende toda a região. À noite é o local onde a maior concentração de habitantes, reunidos em bares e restaurantes. 

0 comentários:

Postar um comentário