terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
O Observatório do Turismo do Maranhão vinculado ao Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidade e Patrimônio” da Universidade Federal do Maranhão e ao Núcleo de Inteligência Turística da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo tem realizado diversas pesquisas e no começo de 2018 buscou identificar a taxa de ocupação dos meios de hospedagem das cidades de São Luís, Barreirinhas, Carolina e Tutóia para o período do carnaval. 

Em relação ao destino São Luís, realizou-se a coleta dos dados entre os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018, através de contato via telefone e por email com vinte e oito empreendimentos, sendo que somente treze informaram a taxa de ocupação dos seus estabelecimentos para o período de 10 a 14 de fevereiro de 2018 (sábado a quarta feira de cinzas), o que compreende os dias de carnaval.

A média da taxa de ocupação para o período ficou em 50,95%. Comparando com os dados da ABIHMA quanto à taxa de ocupação mensal (referente ao mês de fevereiro) dos últimos dois anos [2016 (50%) e 2017 (50%)] está praticamente estável. Ou seja, São Luís possui a mesma taxa de ocupação mensal durante os dias de folia. O Ministério do Turismo acredita que há muitos turistas que deixam para decidir e comprar a passagem de última hora, e, portanto, este número pode aumentar aproximadamente 5%.

De acordo com a ABIH Nacional, em relação à média da taxa de ocupação de outras capitais brasileiras que também promovem festas durante o carnaval, tem-se São Paulo com 45%, Rio de Janeiro com 85%, Fortaleza com 84,45%, Recife e Salvador com 90%. 

O setor de turismo é sensível às crises e sazonalidades, mas os índices nas cidades brasileiras têm mostrado melhora em relação ao ano anterior. Tanto que em São Luís houve aumento de 4,43% do fluxo de passageiros (embarque e desembarque) no aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha entre 2016 e 2017 conforme a INFRAERO.

Quanto aos outros destinos do Maranhão, realizou-se pesquisa no dia 04 de fevereiro no maior portal de reservas de meios de hospedagem do mundo, o Booking.com, e as cidades de Barreirinhas, Carolina e Tutóia estão com taxa de ocupação de 72%, 90% e 100%, respectivamente, dos empreendimentos disponíveis no portal, para o período de 10 a 14 de fevereiro de 2018. Isto mostra que os turistas também procuram locais mais tranquilos e calmos, fora da folia e aglomerações. Além disso, destinos menores como estas cidades têm se transformado em locais de atração para o turista que busca contato com a natureza.

0 comentários:

Postar um comentário