quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, dia 25 de janeiro, a I Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã (CONAM). Na ocasião, foram discutidos, entre outros assuntos, a revisão do regimento interno.

“O Conselho Consultivo é um dos principais instrumentos de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a população local. Estão entre as competências do Conselho elaborar e revisar o seu regimento interno, acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da UC, garantindo seu caráter participativo, e buscar a integração da UC com as demais áreas protegidas”, explicou o Secretário Marcelo Coelho.

Na oportunidade, a equipe do Laboratório de Análises Ambientais explicou aos presentes, que fez um georreferenciamento dos principais pontos de lançamentos de esgotos provenientes de condomínios residenciais nos corpos hídricos situados na área de influência da APA e que realizou análises dos impactos ambientais nos rios Ambude e Bacanguinha em até 15 pontos de amostragem. Ainda apresentaram os principais parâmetros analisados para os efluentes sanitários: Temperatura do ar e da água, pH, oxigênio dissolvido, salinidade, condutividade elétrica, coliformes totais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli e Sólidos Sedimentáveis.

O Superintendente de Fiscalização, Eudes Cunha, aproveitou a oportunidade para explanar o resultado das ações de fiscalização de 2017 na APA da Região do Maracanã.

0 comentários:

Postar um comentário