quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
Manifestações culturais e agremiações carnavalescas encantaram o público em mais uma noite de programação da Passarela do Samba. Os brincantes têm sido recepcionados pelo toque dos tambores e o gingado das coreiras com apresentação de Tambores de Crioula. A programação, que contou com apresentações de grupos tradicionais e escolas de samba, foi prestigiada também pelo governador Flávio Dino, secretário municipais, entre eles o de Cultura, Marlon Botão, de Governo, Pablo Rebousas e de Turismo, Socorro Araújo.

Flávio Dino avaliou a edição do 'Carnaval de Todos 2018' como um dos melhores realizados nos últimos anos. O governador disse que o sucesso do carnaval pode ser dimensionado pela participação popular na capital e também em todo o Estado. "O carnaval é um sucesso pela aceitação popular. O povo do Maranhão merece essa festa. Estamos realizando uma festa com aceitação popular, uma festa em que o povo manifesta sua alegria com o coração", disse o governador.

"A população abraça por mais um ano a programação do Carnaval de Todos e continua participando massivamente, como é o caso da Passarela, com bilheteria esgotada todos os dias. Este é o reconhecimento de que estamos no caminho certo e que devemos manter esta tradição. Também é importante destacar que aqui é um espaço de concentração da nossa diversidade, em que as pessoas têm a oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza da nossa cultura", enfatizou o secretário Marlon Botão.

Também prestigiaram os desfiles autoridades como o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, vereador Astro de Ogum; os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Rubens Pereira Júnior (PCdoB); e o diretor do Procon-MA, Duarte Júnior.

PROGRAMAÇÃO

Nem a chuva tirou a alegria dos foliões que foram prestigiar o desfile dos blocos organizados Unidos do Porto Grande, Canto Quente, Mocidade de Fátima e Turma do Saco. O público também pôde conferir as turmas de samba Ritmistas de São José de Ribamar e Vinagreira do Samba. Abrindo o desfile das escolas de samba da noite, com um grito contra a homofobia e a favor da diversidade de gênero, a Unidos de Fátima trouxe o colorido do arco-íris para o sambódromo.

Em seguida, a Túnel do Sacavém cantou "A Festa da cultura popular na terra dos Orixás". Já a Império Serrano, mostrou as lendas de São Luís embalados por "Ana Jansen, história e lendas de um império". Destacando as riquezas da cidade de Balsas, a Flor do Samba já entrou na madrugada desta terça-feira com o samba-enredo "Hoje tem festança e cantoria. É a Flor em Balsas... No centenário da cidade querida". Finalizando a noite de desfiles, a Turma do Quinto transformou a Passarela em uma grande aldeia, inspirada pela toada de Upaon-Açu, de autoria do cantador de Bumba Meu Boi, Humberto de Maracanã, a escola de samba da Madre Deus desfilou sob o tema "Dos versos do Guriatã a Turma do Quinto canta as 27 aldeias de Upaon-Açu".

Na segunda-feira (12), além das escolas de samba, se apresentaram os grupos Lírio de São Benedito, Milagre de São Benedito, Um Degrau de Santa Luzia e Brilho de São Benedito. O ludovicense aposentado Gedeão Silva acompanha sempre que pode as apresentações. "Estou sempre acompanhando e gostei muito de ser recebido na Passarela pelos tambores, é importante valorizar essa tradição", disse.

Nesta terça-feira (13) de carnaval, a Passarela encerra a programação com desfile das tribos de índio Tupinambá (Anjo da Guarda), Carajás, Itapoã, Sioux, Upaon Açu, Tapiaca Uhu, Guarani, Kamayaurá, Tupiniquim e Curumim. Logo após se apresentam os blocos afros GDAM, Abiyêyê Maylô, Omnirá, Juremê, Abibimã, Oficina Affro e Akomabu. Um grande baile popular, com expectativa de público de 20 mil pessoas, finaliza a noite com show da Banda Piratas da Ilha e da Banda Mix In Brazil, além de receber um convidado especial, o intérprete da Estação Primeira de Mangueira, Bateria da Favela do Samba e musas do carnaval 2018. No entorno da Passarela se apresentam a partir das 18h os grupos de tambor de crioula Mensageiros de São Benedito, Alegria de São Benedito, Mimo de São Benedito e Capricho do Povo.

A apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, de Blocos Tradicionais, Blocos Organizados e Escolas de Samba, acontece nesta quarta-feira (14), no Teatro Alcione Nazaré, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

0 comentários:

Postar um comentário