segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018
O clima chuvoso não desanimou o grande público que foi curtir mais uma edição da Feirinha São Luís, uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O evento, que ocorre na Praça Benedito Leite todos os domingos de 7h às 15h, tem como proposta principal o fortalecimento e o escoamento da produção rural, estimulando a agricultura familiar e movimentando o Centro Histórico. Este mês a programação cultural vem em ritmo de pré-Carnaval, o que tem impulsionado as vendas de artesanato com esta temática já que a iniciativa também abre espaço para outras vertentes como as artes plásticas, gastronomia e cultura maranhenses.

"Quando se pensa no que fazer aos domingos, a Feirinha São Luís é uma alternativa e esse é o propósito do prefeito Edivaldo. Este projeto é para a população da cidade, para os turistas e para quem aprecia a cultura e a gastronomia regional. A chuva não impede as pessoas de fazerem deste espaço um ponto de encontro e contribuir para valorizar o que é nosso", enfatizou o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues.

Durante o período carnavalesco novas opções de produtos artesanais são encontrados nas 30 barracas destinadas para comercialização do setor, na Feirinha São Luís. As opções vão desde fantasias infantis completas, como acessórios, enfeites florais para a cabeça, tiaras com orelhas de bichinhos, e a mais pedida dessa temporada, a tiara de unicórnio, incrementadas com brilhos, lantejoulas e missangas, tudo feito à mão, valorizando o trabalho das artesãs.

Aliana Leitão é apaixonada por artesanato, e exerce o ofício por amor, aproveitando para conseguir renda extra. "Desde os 8 anos aprendi com minha mãe a fazer artesanato, aí começou uma paixão pela arte, e não quis mais parar. Nós, artesãos, sentimos valorização por nosso ofício aqui na Feirinha, a clientela sempre elogia os trabalhos, e nesse período de Carnaval as vendas melhoram bastante, e nós podemos abusar da criatividade".

Sidney Carvalho, 33 anos, foi às compras de produtos agrícolas e também curtiu as atrações culturais sem se importar com a chuva. "Está é muito bom, com esse friozinho que dá vontade de passear mais. Tomar um café bem quente é uma opção muito boa para gente sair daquela calmaria que é o domingo e se animar com as atrações. Sempre que posso eu venho e gosto bastante. Mesmo com a chuva", disse ele.

DIVERSÃO E CULTURA

O público que passou pela Feirinha São Luís dançou e cantou ao som de grupos musicais e folclóricos locais. A programação de pré-Carnaval do evento teve início com a já conhecida Banda da Feirinha, que esquentou o público com um repertório de canções maranhenses, além de marchinhas e outras músicas consagradas nacionalmente.

A programação cultural seguiu com o forte bater dos tambores do bloco Originais do Ritmo; marchinhas e sambas carnavalescos com as atrações Juarez e Banda, Sem Limites e Grupo Lamparina. Encerrando as apresentações, um dos maiores e mais representativos grupos folclóricos da cidade, o Jegue Folia, animou e fez todo mundo tirar o pé do chão com marchinhas, frevos, sambas e a alegria contagiante e irreverente.

0 comentários:

Postar um comentário