GOVERNO DO ESTADO DO MA

Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 21 de março de 2018

Atualmente, o município de Balsas é considerado próspero economicamente, devido á movimentação de capital por causa do agronegócio, proporcionando, ainda, perspectivas de criação de trabalho e renda para quem ali mora ou chega. A cidade oferece uma boa infraestrutura para os visitantes e possui um vasto calendário turístico cultural, como: cachoeiras, rios, festas, religiosas, cavalgadas, entre outras.

Apresentação


Neste município, apontado como novo eldorado da agricultura maranhense faz de Balsas um modelo de desenvolvimento sustentável, aonde o agronegócio movimenta cifras nunca vistas no Maranhão, além de criar novos postos de trabalho e oportunidade para todos que descobre naquele pedacinho do Maranhão, como uma terra de oportunidades.

Historia/data de fundação


O inicio da povoação, as terras de Balsas eram ocupadas por fazendas pertencentes a família Coelho e do tenente-coronel Daniel Alves do Rego, residente na cidade de Riachão. A ligação entre as fazendas era realizada pelo Porto das Caraíbas, no Rio Balsas, cerca de 15 Km da foz do rio Cachoeira, não demorou para que lá se formasse uma povoação, na qual o mercador de fumo baiano, Antônio Ferreira Jacobina, contribuiu bastante para seu desenvolvimento.


Com seu jeito festeiro e simpático, conquistou a confiança da comunidade que o tornou chefe do povoado, denominada de Vila Nova, mudado depois para Santo Antônio de Balsas. Em 22 de março de 1918, a vila foi elevada á condição de cidade pela Lei 775, permanecendo somente a palavra Balsas.

Localização:

Privilegiada geograficamente, Balsas está próxima de capitais como: Palmas(TO), Goiânia(GO), Teresina(PI),Belém(PA) e Brasília(DF). Distante aproximadamente 950 quilômetros da São Luís, capital do Maranhão, seu acesso por via rodoviária pode ser feito pela BR 230 e pela BR 163(Belém /Brasília), com linha regular de ônibus para todo o país. O percurso pode ser feito, ainda, via aérea, em voos fretados ou em linha regular até a cidade de Imperatriz.


O município pertence á Zona do Alto do Mearim, com altitudes de 190 metros acima do nível do mar, limita-se ao Norte com os municípios de São Raimundo das Mangabeiras e Fortaleza das Nogueiras; ao leste, com Simbaíba e Tasso Fragoso; ao Sul, com Alto Parnaíba; e a Oeste, com os municípios de Chapada das Mangabeiras e Riachão. 

População/clima 


Com uma área de 13.142 quilômetros quadrados, possui uma população de aproximadamente 71.763 habitantes, na maioria, de imigrantes do sul do Brasil, atraídos pelas perspectivas gerada pela agricultura dos campos de soja e pela atuação em agronegócio. O clima da região é muito quente, com a máxima de 36ºC e a mínima de 20ºC, sendo a média compensada de 26ºC na estação das chuvas, entre outubro e abril.


Infraestrutura/ culinária 

Com uma boa infraestrutura para receber os que ali chegam, Balsas tem hotéis, pousadas, restaurantes e bares para todos os gostos. A cidade também é dotada de serviço de telefonia celular, rede bancária, correios, shopping, entre outros.


Comer bem é um requisito que diferencia Balsas. Pratos típicos de região como paçoca, arroz de Maria Isabel e carne-de-sol, compõem uma cozinha variada. Hoje a cozinha balsense começa a incorporar, em seu cardápio, algumas iguarias e costumes trazidos com os imigrantes. Outra delicia são as bebidas tradicionais produzidas na própria cidade. São elas: licores de jenipapo, maracujá e leite, vinho de caju e cajuína, que acompanha as refeições do balsense.

Atividade econômica 


Agricultura mecanizada, criação de bovino de corte, indústria de calcário, beneficiamento de arroz e madeira, um comercio variado com destaques aos maquinários e defensivos agrícolas, fazem de Balsas um lugar próspero, além de um dos maiores exportadores de soja. Por isso, atrai divisas para o Brasil, gerando negócios na ordem de 700 milhões de dólares por ano na região.

Atrativos naturais/ pontos turísticos 


Localizado no serrado maranhense, por si só, já traduz uma forma variada de vida, com ecossistema riquíssimo, onde se destacam as cachoeiras de Macapá com quedas de águas de 80 metros, Cachoeiras de Três Maria, balneários de Santa Luzia e Aldeia. Há também os rios Maravilha e Balsas, que atraem milhares de pessoas, para se deleitarem em suas águas mornas que servem como atrativo turístico em toda a orla.

Artesanato

 É composto de palha, barro, couro e madeira, para confeccionar abanos, peneiras, potes, bilhas, chapéus, pilões, colheres, entre outros.

Atrativos e culturais e históricos 


Balsas dispõem de monumentos históricos, com belezas inigualáveis, dentre eles: Igreja Matriz de Santo Antônio – edificada em 1789 – Colégio Pio X, a Catedral do Coração de Jesus e a ponte de madeira, que liga o centro da cidade à Trizidela. Nesta última, por estar frágil, não é mais permitido o trânsito de carros, somente de pedestre, motociclistas e cliclistas. Há estudos para a sua restauração. É um dos mais belos cartões postais do município. 

Festas e festejos religiosos 

Balsas, com toda sua exuberância, ainda é um lugar pacato onde a modernidade se contrapõe ao jeito singelo de seu povo, que também é festeiro. Desde a sua fundação, a cidade tem atraído milhares de pessoas para seu carnaval e festejos juninos.


Religiosidade é mais uma marca do balsense. O festejo do padroeiro de Balsas, Santo Antônio, aconteceu a 1 a 13 de junho. Além desse evento, ainda são realizadas festa de Reisado, festejos de São Sebastião, Nossa Senhora de Aparecida, entre outras. Outras festas que já esta inserida ao calendário do município é Semana Farroupilha, manifestação típica do sul do País trazida pelos imigrantes gaúchos.

Pontos altos 


Balsas vivem, atualmente, um ar de modernidade e isso se traduz no intenso comercio, no vai e vem frenético de pessoas de outras localidades que vislumbram uma oportunidade de trabalho e prosperidade. Mas, o interessante é salientar que, com todo esse frenesi, Balsas possui costumes bem interioranos, no jeito singelo e pacato de seu povo.

Texto  publicado originalmente no Jornal Cazumbá, na edição 21,dezembro de 2005
Fotos: Reginaldo Rodrigues/ Junior Brasileiro/ internet 

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista