quarta-feira, 28 de março de 2018


A partir de abril deste ano, mais de seis mil pessoas presas, seus familiares, egressos e servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão serão beneficiadas com cursos profissionalizantes do Senac. Isso porque foi assinado na manhã de ontem, 26, o Convênio entre a Instituição e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, responsável pela oferta dos cursos que compõem o Programa Rumo Certo, do Governo Estadual. Além do Senac, também participarão do convênio o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Estadual do Maranhão (IEMA).

Ao todo, serão ofertadas 6.856 vagas distribuídas em 294 turmas que serão realizadas nos municípios em que o Senac possui unidade educacional, são eles São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Balsas e Timon. “Nós esperamos corresponder essa expectativa e ao mesmo ser correspondidos, pois temos nosso propósito que não é só fazer educação profissional, mas que essa educação profissional tenha, efetivamente, um efeito positivo na vida dessas pessoas, que esperamos que utilizem esse conhecimento no sentido de ter uma renda ou algo dessa natureza, vamos fazer de tudo para corresponder ao trabalho proposto”, destacou o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes.


Os cursos, que possuem cargas horárias que variam entre 20h e 160h, tem previsão para iniciar no dia 23 de abril. Dentre eles estão turmas de Básico de Corte e Costura, Bolos e Doces Regionais, Chocolataria Básica, Corte de Cabelo Masculino e Técnicas de Barbear, Cozinha Básica, Culinária Regional, Frentista, Salgados para Festas, Preparação de Pães e Pizzas, Básico de Manicura e Pedicura, dentro outros, totalizando 24 cursos.

Para o secretário estadual de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, o propósito maior do Programa Rumo Certo é possibilitar condições de reinserção das pessoas presas no mercado de trabalho. “Estamos esperando por esse momento ansiosamente, vocês serão nossos principais parceiros, e aqui eu quero agradecer a parceria e contar com o apoio de todos que acreditam em nossa proposta, que é séria e pretende mudar a realidade de muitas pessoas com essas capacitações”, ressaltou. “Queremos contar com esse apoio, estejam sempre do nosso lado”, completou.

Estiveram presentes na reunião para assinatura do convênio o Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes; o subsecretário de Administração Penitenciária, Rafael Velasco; o Presidente do Sistema Fecomércio no Maranhão, José Arteiro da Silva; o secretário estadual de Administração Penitenciária, Murilo Andrade; o diretor regional do Senai/MA, Marco Antonio Moura da Silva; a secretária adjunta de atendimento e humanização penitenciária, Kelly Carvalho; o chefe da assessoria de modernização institucional da SEAP, Vitor Salomão; o reitor do IEMA, Jhonatan Almada; o diretor de Planejamento, Finanças e Orçamento do Senac, José Alexandre da Silveira Júnior; e a diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira.


Rumo Certo – Inédito no Maranhão, o Programa Rumo Certo vai ampliar as oportunidades de formação e qualificação de mão de obra, oferecendo cursos de capacitação profissional, alfabetização, pós-graduação e preparatório para vestibulares, totalmente gratuitos, no âmbito do sistema carcerário maranhense. O programa contará com um moderno estúdio, onde todas as aulas serão gravadas e transmitidas pelas centrais de informática instaladas, inicialmente, em oito unidades prisionais da capital e 18 no interior, na modalidade de ensino a distância. As aulas também serão presenciais, nas salas de aula das mais de 40 unidades prisionais da capital e também do interior do estado.

0 comentários:

Postar um comentário