segunda-feira, 16 de abril de 2018


 Os eventos conscientizam os participantes a preservarem a água

Alunos, pais, professores e as comunidades dos bairros da Cidade Olímpica e Cidade Operária participaram nesta semana das Conferências Escolares pelo Meio Ambiente, primeira etapa da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.

Com grande entusiasmo e mostrando que estão antenados nas discursões que envolvem a preservação da água na comunidade, os alunos do Instituto Educacional Shalom realizaram na quarta-feira(11), a I Conferência sobre o Meio Ambiente.


Na quinta-feira(12) a Escola Educando mobilizou cerca de 800 alunos da educação infantil e ensino fundamental e médio que debateram e apresentaram pesquisas de campo realizada pela escola. O evento contou com apresentação artística dos alunos e entrega de material educativo sobre uso racional de água potável.

Com tema “Agua: reaproveitar para não faltar”, o Instituto Educacional Maanaim, encerrou nesta sexta-feira, 13, a etapa das conferências estudantis, que fazem parte dos eixos de participação da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.


Cumprindo esta etapa, durante o mês de março e início de abril, as escolas comunitárias, com séries do 6º ao 9º anos, realizaram projetos nas comunidades, com objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação da água. Após esses momento ocorreram à eleição dos delegados que seguirão representando a escola nas próximas etapas da Conferência.

Além da apresentação dos resultados dos principais projetos trabalhados, as conferências estudantis formaram suas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vida). 


A professora da Escola Educando, AnaCleide Costa Andrade, representante do Fórum das Escolas Comunitárias, está a frente das Com-vidas e explica que as comissões resgatam valores perdidos nas famílias e nas comunidades. “Nas Com-vidas desenvolvemos projetos e trazemos conscientização para as famílias e as comunidades, despertando todas as problemáticas que envolvem as comunidades, não só as questões da água, mas as questões sócio-ambiental, violência, drogas, bulling, conscientização do conviver com o outro”, afirma AnaCleide.

De acordo com a vice-coordenadora da ONG FONASC.CBH, Thereza Christina, representante da Comissão Organizadora Estadual - COE, que esteve a frente da mobilização junto com as escolas comunitárias, as parcerias como essas são de fundamental importância para a ampliação da educação ambiental dentro do nosso Estado. “No âmbito da educação ambiental, as escolas comunitárias que estão participando desta conferencia, sabem que é muito importante que os alunos entendam e tenham consciência desde cedo sobre o uso responsável da agua em nosso planeta e assim se tornem multiplicadores, passando adiante, para amigos e familiares, o que aprenderam nesses projetos”, explica Thereza.

Saiba mais sobre a VCNIJMA


A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – V CNIJMA é promovida pelo Ministério da Educação-MEC de forma conjunta com o Ministério do Meio Ambiente-MMA, tratando-se de um processo por adesão que possui um caráter estimulador para o desenvolvimento de ações de educação ambiental de forma integrada e interdisciplinar, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA). É um processo metodológico para incentivar o debate sobre as questões socioambientais às escolas e às suas comunidades em observância aos preceitos legais da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).

A Conferência tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas e está em consonância também com a implementação das Leis das Águas e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS prevendo a realização de quatro etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual e Conferência Nacional, sendo sua realização, no âmbito do estado do Maranhão, de responsabilidade conjunta das Secretarias de Estado da Educação-SEDUC e do Meio Ambiente e Recursos  Naturais-SEMA por intermédio da Comissão Organizadora Estadual – COE.


A COE é composta por instituições governamentais e não governamentais que atuam na área de educação, meio ambiente e diversidade  e tem como principal atribuição planejar, organizar e desenvolver a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que tem como tema ”Vamos Cuidar do Maranhão Cuidando das Águas”, mobilizando as escolas da rede pública municipal e estadual, escolas comunitárias e escolas particulares  incentivando – as a participarem da etapa escolar da V CNIJMA; O COE também organiza e divulga as informações sobre datas e locais das oficinas de conferência, conferências regionais e estadual.

BOX

Os prazos previstos para a realização de cada uma das etapas da V Conferência Nacional Infantojuvenil no Maranhão são os seguintes:

Conferência na Escola: foi até o dia 13 de abril de 2018;
Registro da Conferência na Escola no site: até  17 de abril de 2018;
Conferência Municipal: 30 de abril de 2018;
Conferências Regionais: 23 a 30 de abril;
Conferência Estadual: 07 e 08 de maio de 2018;
Registro da Conferência Estado no site : até 11 de maio de 2018
Conferência Nacional: 15 a 19 de junho de 2018

0 comentários:

Postar um comentário