domingo, 8 de abril de 2018
Espaço, implantado na gestão do prefeito Edivaldo, serviu de cenário para o programa de TV "Expedição Nordeste", do SBT Nordeste que estreia em junho

Neste domingo (8), a Feirinha São Luís, projeto da Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, (Semapa), foi cenário para o programa de TV "Expedição Nordeste", do SBT Nordeste. A Feirinha São Luís foi escolhida como destaque na capital por reunir muitas atrações, por ser um espaço que congrega produtos agrícolas, cultura, literatura e lazer. Na ocasião, também foram comemorados o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, celebrados, respectivamente, nos dias 6 e 7 de abril.

A 44ª Feirinha São Luís teve apoio das Secretarias Municipais de Saúde, (Semus) e de Desportos e Lazer, (Semdel). Na ocasião foi promovido o evento "Corpo em Movimento é Corpo com Saúde", com parceria do Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Saúde (SES). O vice-prefeito, Julio Pinheiro esteve presente nessa edição da Feirinha São Luís, com o governador em exercício, Carlos Brandão, acompanhados de diversos secretários e presidentes de órgãos públicos.

"A capacidade da Feirinha São Luís é surpreendente, um projeto realizado a partir de uma determinação do prefeito Edivaldo, abraçado pela população e que gera esse sentimento de que os governos se unem para melhorar a vida da nossa gente. É um momento importante para nossa cidade" destacou Julio Pinheiro.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, destacou a importância do evento para a cidade. "Reunimos o que há de melhor na cidade, como a cultura, gastronomia, literatura, artesanato e agricultura, em meio a um cenário arquitetônico histórico, tombado como patrimônio da humanidade, e podendo agregar com ações pontuais e necessários trazendo para perto do público por exemplo serviços sociais e de saúde, que podem ainda desfrutar de todos os setores da Feirinha São Luís, ficamos muito felizes com a união e parceria dos órgãos", destacou.


O público presente contou com o programa Saúde para Todos - Consultório Volante, que ofertou serviços de prevenção contra o câncer de colo do útero e mama, além de consulta odontológica. Já no circuito Estação Saúde, teve teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e orientação nutricional. Além de informação sobre atividades físicas e alimentação saudável, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), prevenção de violência contra a mulher e sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

"A inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo; por isso, precisamos ter essas ações que gerem conscientização da população e provoquem mudanças de comportamento. Essa também é uma forma de promover saúde e bem estar", explicou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

DESTAQUE NACIONAL

A alternativa de lazer familiar atrai a população e os turistas, reunindo além de produtos e subprodutos agroecológicos, o artesanato marcante, a gastronomia única, literatura e apresentações culturais em um único espaço.

Tantas atrações em um só espaço, despertou o interesse do novo programa de TV "Expedição Nordeste", do SBT Nordeste, em que dois jovens partem em viagem pelas estradas nordestinas em meio a descobertas e aventuras. O programa destaca as belezas, cultura, paisagens e identidade dos estados nordestinos.


Em São Luís, os apresentadores Caiã e Tauã Cordel - filhos do cantor e compositor Nando Cordel - gravaram para o novo "road-show" mostrando a diversidade cultural da cidade, assim como a arquitetura única do Centro Histórico e as delícias da gastronomia local. A Feirinha São Luís foi escolhida como destaque na capital por reunir muitas atrações.

O apresentador Caiã Cordel disse estar empolgado e cercado de expectativas com o novo projeto. "Eu e meu irmão somos músicos e essa experiência tem sido muito legal, a gente já tinha vindo aqui nessa cidade linda com nosso pai, e escolhemos São Luís como primeira parada desse novo projeto na TV, também pela riqueza cultural musical, tem o reggae e o forró que nós gostamos e tocamos também", disse o cantor e agora apresentador. A Feirinha será tema do primeiro programa que deve estrear no primeiro semestre deste ano.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Na programação cultural teve aulas de alongamento, zumba e orientação postural, além de apresentações de capoeira. E abrilhantando mais ainda a festa teve Boi Brilho da Ilha (sotaque de orquestra), tambor de crioula Arte Nossa, bandas Raiz Tribal e Love in Roots, Dhean Britto e Banda, e a Banda da Feirinha. Como sempre, a Barraca do Chef, ofertou o melhor da gastronomia local, no comando de Rosangela Roxo do Restaurante "Crioulas".


Apenas no primeiro ano de realização, a Feirinha movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos agrícolas, tornando-se uma importante janela para o escoamento da agricultura familiar da capital. São Luís tem 11 polos agrícolas, fortalecendo a geração de renda do produtor, com o estímulo à venda do que é plantado e cultivado na região.

Segundo estimativa da Polícia Militar, a média de público para cada edição é de cerca de 4.500 pessoas. A Feirinha São Luís fomenta economia criativa aos produtores e micro empreendedores, que oferecem seus produtos por preços justos. Ao longo das primeiras 40 edições já movimentou mais de nove milhões de reais.

0 comentários:

Postar um comentário